Página:Diário de uma expedição (2004).djvu/10

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

farrapos mal revestindo corpos nos quaes absoluto depauperamento faz com que apontem, vivíssimas, todas as apófises dos ossos.

É como uma procissão dantesca de duendes; contemplo-a através de uma vertigem, quase.

Considero-os, à medida que passam — coxeando, arrastando-se penosamente, tropegos, combalidos, titubeantes, imprestáveis — trágicos candidatos à invalidez e à morte...

Uns trazem ao peito, suspensos em tipoias grosseiras os braços partidos ou desarticulados; arrastam outros penosamente as pernas inchadas enleadas em tiras ensanguentadas; e os pés disformes de quase todos salpicados de placas circulares denegridas patenteam, trazem ainda profundamente cravados os longos espinhos dilacerantes do sertão. Ladeado e amparado por dois homens robustos, passa um belo tipo de caboclo do norte, ombros largos e arcabouço de atleta bronzeado e forte, aonde as agraras físicas não apagam a energia selvagem do olhar; — e, mais longe, um patrício do sul talvez, figura varonil irrompendo elegante entre os andrajos, alevanta, numa tristeza altiva, a cabeça, — como se fôsse uma auréola o trapo ensanguentado que lhe circunda a fronte baleada.

E mal caminham, muitos; e vêm, neste estado, de longa travessia pelas estradas, pelas serras aspérrimas do sertão, sob a adustão causticante do sol.

Alguns trazem à cabeça um paupérrimo troféu — o chapéu de couro dos jagunços.

A multidão contempla-os em silêncio; nem um brado de entusiasmo perturba a eloquencia de uma mudez religiosa quase e imensa. Apenas num ou noutro ponto, um amigo, um irmão, um pai, uma mãe reconhece, divisa inopinadamente um rosto idolatrado e ouve-se um grito indefinível afogando-se num soluço... Desvio o olhar do quadro sobre-humano e passa emfim o ultimo sacrificado.


Bahia, agosto 12 (8h20m).

Carta de Canudos hoje recebida diz que os jagunços estão encurralados no arraial, sob forte bombardeio. No dia 29 uma granada incendiou os depósitos de gênero, sofrendo os inimigos grandes prejuízos. Pajeú foi morto por uma bala na barriga. Foi substituído por Vila-Nova. As duas igrejas estão inteiramente inutilizadas, tendo caído um lado da igreja nova que servia de reduto a Antônio Conselheiro. Em vista disto foi abandonada pelos jagunços que estão acoutados nas casas adjacentes. Seguiu hoje para Queimadas o 37º Batalhão de Infantaria. Seguirá amanhã para a mesma localidade o 39º Batalhão de Infantaria. É esperado amanhã cedo o batalhão patriótico paraense. Acredita-se no próximo desenlace da luta.