Página:Diário de uma expedição (2004).djvu/103

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

porque estabeleceu mais rápidas e seguras comunicações com Monte Santo.

Lá estava a ala esquerda do batalhão paulista, dirigida pelo bravo e dedicado major José Pedro.A estrada do Calumbi, por onde os jagunços esperavam a expedição do general Arthur Oscar, ladeada em parte pelas montanhas do Calumbi e Cachamangó, crivada de trincheiras ásperas de mármore silicoso, tendo um trecho de três quilômetros dentro do valo profundo do rio Sargento, cortando talvez quinze vezes as barrancas abruptas do rio Crahyba, é de mais dificil travessia do que a do cambaio. Guardá-la e ocupá-la, pois, não era empresa de pouca monta, sobretudo antes do estabelecimento de um tráfego franco e continuo. Tanto isto é verdade que a ala do batalhão paulista foi depois substituída por uma brigada - a do coronel Gouveia.

Assim, ao chegar a Canudos, no dia 15 de setembro, eu louvava já a convicção de que os intrépidos soldados do sul proseguiam rectilineamente nas empresas rudes da guerra.

E, realmente, assim procederam sempre.

Expondo lealmente a verdade afirmando que o general em chefe repetidas vezes me manifestou, com a franqueza excepcional que o caracteriza, a confiança inteira, absoluta, que lhe inspirava o batalhão de S.Paulo:

- Cada vez me agrada mais esta sua gente...

Havia razões para isto. O batalhão era perfeito na disciplina. Cumpria as ordens que recebia, mas rigorosamente, estritamente, com uma precisão verdadeiramente militar, sem delas se arredar nem mesmo para se atirar à aventura mais tentadora e aparentemente da mais facil realização.

Teve poucos homens fora de combate; foi mesmo, talvez, o batalhão menos sacrificado de toda a campanha. Este fato, na aparência incompatível com os inegáveis serviços por ele prestados e cuja importância não se pode derimir, explica-se, de um lado, pelo tempo relativamente curto em que esteve no campo das operações e, de outro, por um acaso feliz, porque arriscadíssimas e sérias foram muitas vezes as posições que ocupou e não abandonou nunca.

O plano de ataque do memorável dia 1 de outubro demonstra-o. Apoiada pelo batalhão do Pará, a ala direita do batalhão paulista,