Página:Diário de uma expedição (2004).djvu/12

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

dos comboios de viveres e munições e a transmissão rápida de correspondências — ligando, em suma, o exército distante á zona protetora dos recursos.

A campanha, em seu termo embora, assume uma feição racional, regularíssima — de resultados positivos, que se traduzirão em próxima vitória ainda quando, o que não é provavel, revivesse o inimigo com a primitiva pujança.

Fôra longo enumerar a vasta série de obstáculos removidos e providências promtamente dadas nestes últimos dias — no preparar, equipar e armar mesmo, às vezes, batalhões que chegam desprovidos de recursos e alguns com as armas imprestáveis.

E não são exageradas tais medidas — ou injustificáveis pela própria consideração de estar quase terminada a cruenta empresa. Rudemente provadas as forças que assediam a Méca dos jagunços devem ser, em parte, quanto antes, substituídas e reforçadas.

Além disto — porque não o dizer? — o ímprevisto tem exercido sobre a nossa existncia politica uma ação tão persistente que deve entrar como elemento preponderante em todas as combinacções; é preciso contar com ele; é preciso esperar — o inesperado...


Bahia, 13 de agosto.

Ontem, na cidade Baixa, ao atravessar em passeio uma rua, o general Savaget teve bruscamente tolhida a sua marcha cautelosa de convalescente.

Um cidadão qualquer reconheceu-o e pronunciou-lhe o nome, e, célere como um relâmpago, este nome imortal abrangeu num momento aquela zona comercial da cidade.

Estacaram, de súbito, negociantes que seguiam — passos estugados, azafamados, ruminando cifras, arquitetando transações — caminho dos bancos e da Bolsa; paralisou-se durante alguns minutos a movimentação complicadíssima de um mercado enorme e num dia comum, de trabalho, abriu-se repentinamente, como um parêntesis, vibrante e festivo, um quarto de hora de verdadeira festa nacional.

A linguagem seca dos telegramas transmitiu para aí o fato, mas não o pode definir.

O velho combatente, que reviveu em Cocorobó o heroísmo lendário de Leônidas, teve, talvez, a mais bela consagração da sua glória imperecível.

Compreende-se a majestade do triunfo dos heróis que chegam,