Página:Diário de uma expedição (2004).djvu/17

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

perigos nas marchas difíceis e na batalha, ligados espiritualmente pela mesma aspiração, comungando sob o mesmo ideal — e ao voltarem amanhã, uma aliança moral mais firme dirimirá talvez a distância entre o Sul e o Norte, tornará com certeza mais harmônicos os variados fatores da nossa nacionalidade.

Essa quadra difícil traduzirá então, somente, um rude trabalho de adaptação a condições mais elevadas de existencia; evolvemos.

Além disto recebemos uma lição proveitosa e inolvidável.

Os que governam reconhecerão os inconvenientes graves que resultam, de um lado dessa insciência deplorável em que vivemos acerca das regiões do interior de todo desconhecidas muitas, e, de outro, o abatimento intelectual em que jazem os que as habitam.

Sobretudo este último é um inimigo permanente.

Quando voltarem vitoriosas as forças que ora convergem aqui, — completemos a vitória.

Que pelas estradas, ora abertas à passagem dos batalhões gloriosos, que por essas estradas amanhã silenciosas e desertas, siga, depois da luta, modestamente, um herói anônimo sem triunfos ruidosos, mas que será no caso vertente, o verdadeiro vencedor:

O mestre-escola.

Aguardando ainda, aqui, a próxima partida para os sertões, e sob a sugestão perene dos quadros que tenho exposto, mal releio as linhas que escrevo, longe da tranquilidade de um gabinete de estudo e da inspiração serena dos livros prediletos.

É possível que das notas rápidas de um diário, em que os períodos não se alinham, corretos, disciplinados e calmamente meditados, ressumbrem exageros; é possível mesmo que eu os releia mais


Bahia, agosto 15 (1h55m/t)

Nada de novo ainda sobre a situação, que é a mesma. A concentração de forças continua seguindo para Queimadas, Monte Santo e Canudos.

Espera-se hoje o batalhão do Pará.

Chegou hoje o 28º Batalhão de Infantaria.

O Marechal Bittencourt, Ministro da Guerra, seguirá brevemente para o sertão. É sempre crescente o movimento generoso da população baiana. Foram inúmeras e valiosas as dádivas recebidas pelo bando precatório que percorreu ontem as ruas da cidade, auxiliando o comitê patriótico.

Chegam ainda feridos que são carinhosamente acolhidos.

Dentro de dez dias estará fechado o cerco de Canudos. Os jagunços render-se-ão sem mais perdas de vidas nas forças legais.

Está já organizado o serviço de comboios e defesa permanente das estradas que são garantidas por pontos estratégicos guarnecidos. A vitória é infalível e próxima.