Página:Diário de uma expedição (2004).djvu/2

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

aspectos mais brandos as serras arredondando-se em linhas que recordam, as voltas suavíssimas das volutas e afogando-se, perdendo-se no espaço, sem transições bruscas numa difusão longínqua de cores em que o verde-glauco das matas se esvai lentamente no azul puríssimo dos céus…

A ilha de Itaparica, à nossa esquerda e na frente, ridente e envolta na onda iluminada e tonificadora da manhã, desdobra-se pelo seio da Bahia, revestida de vegetação opulenta e indistinta pela distância.

O mar tranquillo como um lago banha, à direita, o áspero promontório sobre o qual se alevanta o farol da Barra, cingindo-o de um cendal de espumas. Em frente avulta a cidade, derramando-se, compacta sobre imensa colina, cujos pendores abrutos reveste, cobrindo a estreita cinta do litoral e desdobrando-se, imensa, do forte da Gamboa a Itapagipe, no fundo da enseada.

Vendo-a, deste ponto com as suas casas ousadamente aprumadas, arrimando-se na montanha em certos pontos, vingando-a em outros e erguendo-se a extraordinária altura, com as suas numerosas igrejas de torres esguias e altas ou amplos e pesados zimbórios, que recordam basílicas de Bisancio — vendo-a deste ponto, sob a irradiação claríssima do nascente que sobre ela se reflete dispersando-se em cintalações ofuscantes, tem-se a mais perfeita ilusão de vasta e opulentíssima cidade.

O Espírito Santo cinde vagarosamente as ondas e novos quadros aparecem. O forte do Mar — velha testemunha histórica de extraordinários feitos — surge à direita, bruscamente, das águas, imponente ainda mas inofensivo, desartilhado quase, mal recordando a quadra gloriosa em que rugiam nas suas canhoeiras, na repulsa ao holandês, as longas colubrinas de bronze.

Corro os olhos pelo vapor.



Bahia, agosto 8 (11h10m).

O marechal Machado Bitteconcourt, ministro da Guerra, só seguirá para o sertão, depois de providenciar o equipamento e organização das forças e aguardará a chegada dos batalhões do Sul e do Norte. S. Excelência já está providenciando para estabelecer comboios de víveres e correspondência entre Queimadas, Monte Santo e Canudos, criando assim uma linha de operações indispensável. Todas estas medidas são tomadas com urgência e ordem. O 1º batalhão da força pública desse Estado está aquartelado no Forte de São Pedro, bem acomodado e bem disposto. O governador Dr. Luís Viana visita neste momento o general Savaget, no Forte de Jequitaia. Embora conste a existência de poucos jagunços em Canudos, acredita-se que outros estejam emboscados nas imediações. A vitória porém, é infalível e próxima. Viva a República!