Página:Diário de uma expedição (2004).djvu/6

Wikisource, a biblioteca livre

tes, trôpegos e alquebrados, fisionomias pálidas e abatidas das quases resumbra uma resignação estóica; — acurvados alguns em bengalas toscas, caminhando outros amparados nas muletas ou pelo braço de companheiros mais robustos — E em todas as frontes e em todos os olhares o reflexo de uma dôr indefinida e complexa, em que se presente um mixto de agruras físicas e morais — o latejar dolorido das chagas e a anciedade dolorosa das saudades.

A população, vivamente emocionada, rodeia-os de uma simpatia respeitosa e espontânea.

Se estaca, antes de descer uma calçada mais alta — vinte braços estendem-se, solicitos, amparando o bravo enfraquecido; os bondes esvasiam-se ante um gesto lento, cada passageiro procurando ceder o lugar ao defensor obscuro da República.

Nos hospitais, repletos, um asseio e carinho admiráveis.

Percorri-os todos e em todos surpreendeu-me a ordem notável que reveste a generosidade sem par de um povo que se vai tornar credor do Brasil inteiro. Daí, talvez, a animação que revigora e alenta aos mal feridos mesmo; sobre o aniquilamento físico, a esperança resurge-lhes amparada pelo amor de uma sociedade ínteira e avíventadas no íntimo aconchego dessa proteção mobilitandoras almas palpitam vigorosas dentro dos peitos exaustos e inanidos.

Quando o general Savaget, ontem, visitou aos seus bravos companheiros da 2º coluna — a coluna talentoso, segundo a denominação insuspeita dos jagunços, observei uma cena que fixarei, indelével, na memória: quando ele atravessava. Lentamente a enfermaria — homens quase que absolutamente depauperados a exangues, nas fronteiras da morte, agitaram-se nos leitos; ergueram-se alguns, quase; os braços até então imóveis alevantaram-se convulsivamente, em gestos entusiásticos; bocas que não falavam rugiram saudações viris; afogaram-se em lágrimas olhos incendidos de febre e relampaguearam, fugazes, num repentino rutilar de lâmpadas que se apagam, olhos amortecidos de moribundos...

Um quadro sobre-humano, que não exagero.

Como reverso da medalha surgem, por outro lado, fortes e impávidos, numa alacridade ruidosa de valentes, os que se aprestam á luta. O batalhão de S. Paulo, que deixou belíssima impressão, já está em Queimadas; o 37º e o 39º de infanteria seguirão talvez amanhã e, à cadência retumbante dois tambores, acaba de desembarcaram, atravessando a cidade em direção ao forte S. Pedro, onde aquartelará, o 29º batalhão de infanteria.