Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/101

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Publicou em avulso algumas traducções, como:

- Theophilo ou o joven eremita, pelo conego C. Schmidt: tráducção para uso das escolas publicas e recreio das familias. Rio de Janeiro, 1862, 152 pags. in-8.º - Com uma estampa.

- João e Maria ou os fructos de uma bella educação: traducção – Vem n'um volume impresso por Laemmert & C.ª com dous romances traduzidos por Severino Nunes Cardoso de Rezende.


Anastacio José dos Santos Junior - E' natural, si me não engano, de S. Paulo.

Só conheço este autor por ver a seguinte obra de sua lavra:

- Flores incultas (collecção de poesias). Guaratinguetá, 1861.


Anastacio Luiz do Bom-successo - Nasceu na cidade do Rio de Janeiro a 5 de agosto de 1833.

Bacharel em lettras pelo collegio de Pedro II, e doutor em medicina pela faculdade desta cidade, além de dar-se ao exercicio desta sciencia, dedicou-se ao magisterio, leccionando inglez, historia e outras materias.

E' official da ordem da Rosa, socio e um dos fundadores do instituto dos bachareis em lettras, sacio do instituto medico, da sociedade auxiliadora da industria nacional, da sociedade propagadora das bellas artes, e da academia philosophica do Rio de Janeiro, grande orador do grande capitulo dos cavalleiros Noachitas, etc.

O doutor Bom-saccesso tem sido um activo cultor das lettras, é poeta e escreveu:

- Critica da theoria cellular, Das modificações que a prenhez pode occasionar na intelligencia da mulher. Diabetis. Utilidade da organographia vegetal e da botanica em geral: these apresentada o sustentada perante a faculdade de medicina do Rio de Janeiro em 24 de novembro de 1856, Rio de Janeiro, 1856, 85 pags. in-4.°

- Annaes da academia philosophica. Rio de Janeiro, 1856.- Como o titulo annuncia, é o orgão da academia philosophica, do qual foi o doutor Bom-successo redactor.

- Fabulas, 1854-1858. Rio de Janeiro, 1860, 107 pags. in-8.º – Desta obra, cuja materia é dividida em cinco livros, o de metrificação variada, se occupou a imprensa do dia com expressões lisongeiras para com o autor.

- Relatorio dos trabalhos do instituto dos bachareis em lettras, durante o anno social de 1864 a 1865, lido na sessão anniversaria de 2 de julho deste ultimo anno, Rio de Janeiro, 1865, 15 pags, in-4.º

- Saudação à sociedade auxiliadora da industria nacional no seu 40º anniversario, recitada em presença de suas magestades imperiaes e altezas a 30 de outubro de 1867 - Poesia em cinco capitulas e de metrificação variada, sahiu na revista da mesma sociedade. Rio de Janeiro, 1867.