Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/107

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


- Hecatombe sacra ou o sacrificio de cem victimas em cem sonetos; em que se contêm as principaes acções da vida de S. Caetano. Lisboa, 1686, 127 pags. - E' tambem raro.

- Voto metrico e anniversario á Conceição da Virgem Nossa Senhora. Lisboa, 1695, 138 pags. in 8° – 2ª edição, posthuma. Lisboa, 1716. A primeira é uma collecção de sonetos, todos compostos pelo padre André Nunes; a segunda contém mais dez sonetos do clerigo regular Manoel Tojal da Silva, consagrados tambem á Conceição da Virgem Santissima.

- Diversas poesias - que se acham nos dous volumes da academia dos singulares a que pertencia o autor e nos Applausos da victoria do Ameixical.

Além das composições poeticas mencionadas, escreveu muitas outras cujos manuscriptos ficaram na casa de S. Caetano, onde vivera muitos annos, e passaram para a bibliotheca nacional de Lisboa.


André Pereira Lima - Natural da província da Bahia,formou-se em sciencias sociaes e juridicas na academia de Olinda, e, entrando para a carreira da magistratura e sendo já juiz de direito, deixou-a para dar-se á advocacia, exercicio em que se acha, ha muitos annos, nos auditorias do Rio de Janeiro, sendo ainda considerado como juiz de direito avulso.

E' socio do conservatorio dramatico da côrte, e escreveu:

- Virginia: tragedia de Victoria Alfieri d'Asti, traduzida do italiano. Bahia, 1843.


André Pinto Rebouças - Filho do conselheiro Antonio Pereira Rebouças e de dona Carolina Pinto Rebouças, nasceu na capital da província da Bahia.

Em companhia de seu irmão Antonio Pereira Rebouças (Vide Antonio Pereira Rebouças 2º) estudou diversas materias de humanidades além das exigidas para os cursos de mathematicas; com o dito seu irmão recebeu na côrte o grau de bacharel em sciencias physicas e mathematicas e carta de engenheiro civil; com elle assentou praça de 2° cadete de artilharia em 1855, foi nomeado alferes alumno e 2º tenente em 1857, pedindo mais tarde demissão do exercito; com elle, finalmente, foi á Europa com licença do governo afim de aperfeiçoar seus estudos, se dedicando ao estudo de caminhos de ferro e portos de mar na Inglaterra e na França.

O doutor André Rebouças tem sido incumbido de muitas e importantes, commissões do governo, e actualmente é lente do curso de engenharia civil da escola polytechnica; socio da sociedade auxiliadora da industria nacional e presidente da secção de machinas e apparelhos; socio do instituto polytechnico brazileiro e redactor geral de sua revista; da associação de acclimação brazileira e director da secção de acclimação; da socie-