Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/108

Wikisource, a biblioteca livre

dade amante da instrucção e consultor; socio da sociedade propagadora das bellas-artes; official da ordem da Rosa; cavalleiro da de Christo; condecorado com a medalha geral da campanha contra o Paraguay, e com a medalha commemorativa da rendição da divisão paraguaya sob o commando do major Estigarribia, que occupava a villa de Uruguayana em 1865.

Escreveu:

- Memoria sobre as fundições com ar comprimido da ponte do Lavulte sobre o Rhodano. Rio de Janeiro, 1861. - Foi escripta de collaboração com seu irmão.

- Estudos sobre os caminhos de ferro francezes. Rio de Janeiro, 1862. - Idem.

- Estudos sobre os portos de mar. Rio de janeiro, 1872 - Idem.

- Motores hydraulicos - Vem no relatorio sobre a exposição internacional de 1862, pags. 232 e seguintes.

- Exposição summaria dos estudos feitos sobre o porto do Maranhão. Rio de Janeiro, 1865.

- Planta do acampamento e da batalha de Tuyuty, a 24 de maio de 1866 - Teve por collaborador seu collega Bernardino de Sena Madureirá.

- Appntamentos sobre a via de communicaçao do rio Madeira. Rio de Janeiro (sem declaração do anno).

- Ensaio de um vocabulario dos termos technicos da arte de construir e das sciencias accessorias, mathematicas, astronomia, physica, botanica, mineralogia e zoologia nas linguas franceza, ingleza e nacional. Rio de Janeiro, 1868-1869. Dous volumes.

- Melhoramento do porto do Rio de Janeiro. Organização da companhia das docas de D. Pedro II: collecção de artigos publicados pelo engenheiro André Rebouças. Rio de Janeiro, 1869, in-4.º

- Companhia das docas de D. Pedro II, nas enseadas da Saude e da Gambôa ( publicação dos documentos que precederam sua organização). Rio de Janeiro, 1871, in-4º.

- Companhia das docas de D. Pedro II e o projectado caminho aereo: collecção de artigos publicados no Jornal do Commercio pelo engenheiro André Rebouças. Rio de Janeiro, 1871, 32 pags. in-4.º

- Obras hydraulicas da alfandega do Rio de Janeiro: collecção de artigos publicados no Jornal do Commercio pelo engenheiro André Rebouças, a proposíto de um accidente provocado pelo Dr. Borja Castro na grande enseccadeira para reconstrucção dos pilares abatidos a 20 de fevereiro de 1863. Rio de Janeiro, 1871, in-8.º

- Caminho de ferro de D. Izabel, da provincia do Paraná á de Mato Grosso pelos valles dos rios Ivahy, Ivinheima, Brilhante o Mondego. Rio de Janeiro, 1872.

- Apontamentos para a biographia do engenheiro Antonio Pereira Rebouças Filho. Rio de Janeiro, 1874, 22 paga. in-4.º