Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/111

Wikisource, a biblioteca livre

Nunca pudera ver o céo, nem os astros, nem o mar, nem as flores; nem apreciar o sol, nem as estreIlas, e pobre mulher, nem o rosto de um homem, e ainda assim foi poetisa! E, mais admiravel ainda, improvisava com grande facilidade!

De suas composições se conhecem:

- Dous romances lyricos, escriptos em castelhano - por occasião da festa litteraria celebrada em 1752, por uma reunião de litteratos, com o titulo de Academia dos Selectos, para exaltar com elogios o governador Gomes Freire de Andrade. Se acham nos Jubilos da America, ou collecção de taes elogios, publicados em Lisboa em 1754, pags. 273, 275 e seguintes, e um delles vem transcripto no Florilegio da poesia brazileira, no appendice ao 3º volume.

- Dous sonetos, pela mesma occasião - insertos nos citados Jubilos da America, pags. 271 e 272; um delles tambem transcripto no Florilegio.

- Diversas poesias ineditas - Estas poesias, deixadás por mãos estranhas, estão sem duvida perdidas. Ellas não têm o merito que certamente teriam, si dona Angelo pudesse ter qualquer instrucção; mas denotam seu talento e estro natural.


Angelo Cardozo Dourado - E' natural da província da Bahia e doutor em medicina pela faculdade desta provincia, onde recebeu o grau em 1880.

Escreveu:

- O medico dos pobres: drama. Bahia, 1876 - Era o autor alumno do 4º anno medico quando publicou este drama, que foi elogiado por algumas folhas, como a Lei.

- These para o doutorado em medicina. Bahia, 1880 - Não a vi; nem na bibliotheca da faculdade da côrte a pude encontrar. Sei que versa a dissertação sobre obstetricia.


Angelo Custodio Correia - Nasceu na provincia do Pará e falleceu a bordo de um dos vapores da companhia de navegação a vapor do Amazonas, voltando de Cametá, para onde fôra no tempo da cholera-morbus como vice-presidente da provincia, em 1856.

Era bacharel em sciencias sociaes e juridicas; representou o Pará nas legislaturas de 1838 a 1841, de 1842 a 1845, e na de 1853 a 1856, que não concluiu. A' sua viuva foi conferido o titulo de Baroneza de Cametá, que perdeu mais tarde por subsequente matrimonio.

Escreveu:

- Exposição dos successos occorridos em Cametá por occasião das eleições em 1844, sob a presidencia do desembargador Manoel Paranhos da Silva Vellozo. Maranhão, 1845, 40 pags. in-4.º

- Diversos relatorios, como presidente da provincia do Pará.