Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/112

Wikisource, a biblioteca livre

Angelo Ferreira Diniz - Filho de Sebastião Ferreirada Rosa e de dona Thereza da Assumpção Vieira, nasceu no Rio de Janeiro a 2 de outubro de 1768, e falleceu em Coimbra a 20 de abril de 1848.

Era doutor, em medicina pela universidade de Coimbra, e, sendo lente da faculdade em que se formara, depois de exercer o magisterio por mais de trinta annos, foi demittido com quarenta e cinco companheiros seus por não convir - diz a carta régia dirigida ao vice-reitor da universidade - ao serviço de sua magestade fidelissima e da patria que continuassem a ser empregados no ensino publico pelos principios politicos que professavam ou por sua incapacidade!

Sua biographia foi escripta e publicada no Jornal da Sociedade de Sciencias Medicas de Lisboa, tomo 10º da 2ª serie, pago 313 e seguintes, 1852.

Escreveu:

- Jornal de Coimbra. Lisboa, 1812 a 1820, 16 volumes - Este jornal foi fundado e redigido por Angelo Diniz e pelo seu collega José Feliciano de Castilho. « E' um archivo abundante, ou repositorio vastissimo, diz Innocencio da Silva, sempre consultado com proveito em attenção ás numerosissimas especies que abrange e que debalde se procurariam em outra parte. » E com effeito neste jornal se trata de sciencias physicas e moraes, de artes, industria, historia, de lettras e sciencias em geral, finalmente. A demissão, portanto, do professor da faculdade de medicina de Coimbra, depois de mais de trinta annos de serviços, só poderia ser por motivos politicos! Por incapacidade nunca.


Angelo Moniz da Silva Ferraz, Barão de Uruguayana - Nasceu na cidade de Valença, provincia da Bahia, em 1812, e falleceu em Petropolis, provincia do Rio de Janeiro, a 18 àe Janeiro de 1867, poucos dias depois de ser agraciado com o titulo de barão com grandeza.

Fez na Bahia seus estudos de humanidades e na faculdade de Olinda o curso de sciencias sociaes e juridicas, que concluiu em 1834, sendo nomeado em seguida promotor publico da capital de sua provincia, e depois juiz de direito de Jacobina; foi muitas vezes deputado provincial, deputado geral de 1842 a 1848, e senador do Imperio em 1857, tudo pela Bahia; inspector da alfandega da côrte em 1848; júiz dos feitos da fazenda em 1853; presidente do Rio Grande do Sul em 1857; ministro da fazenda no gabinete que organisou e presidiu em 1858; e finalmente ministro da guerra no gabinete organisado em 1865 pelo Marquez de Olinda, continuando a occupar a mesma pasta na nova organisação ministerial feita no anno seguinte pelo conselheiro Zacarias, acompanhando por esta occasião sua magestade o Imperador á Uruguayana, quando esta cidade se achava occupada pela columna paraguaya commandada por Estigarribia, e assistindo á rendição da dita columna.