Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/114

Wikisource, a biblioteca livre

Angelo dos Reis - Nasceu na provincia da Bahia em 1664, o falleceu em 1723.

Entrando muito joven para o collegio dos jesuitas, ahi fez todos os seus estudos e vestiu a roupeta, tomando ordens de presbytero; foi discipulo do padre Antonio Vieira, depois seu amanuense muitos annos, e sempre um de seus dedicados amigos; o foi mestre de humanidades e de theologia, não só no collegio da Bahia, como no do Rio de Janeiro.

Deu-se tambem á pratica das missões catechisticas pelos sertões da Bahia, n'uma das quaes foi assassinado pelos indios.

Era muito versado nas sciencias philosophicas e theologicas, o que fez que fosse admittido na real academia da historia portugueza como membro extraordinario, e entre os oradores sagrados de sua época foi sempre apontado como um dos primeiros.

Dos seus innumeros sermões publicou:

- Sermão da restauração da Bahia, prégado na sé da mesma cidade. Lisboa, 1706.

- Sermão da canonisação do apostolo do Oriente S, Francisco Xavier, prégado no Rio de Janeiro. Lisboa, 1708.

- Sermão de Nossa Senhora ele Belém. Lisboa, 1718.

- Sermão da Soledade de Maria Santissima. Lisboa, 1719 - O oradorr, neste sermão pinta com as mais vivas córes as dôres acerbissimas da Virgem Immacúlada, procurando em balde achar um lenitivo para dóres tamanhas. E' um de seus mais bellos sermões.


Angelo de Siqueira Ribeiro do Prado - Oriundo de uma familia abastada e nobre, nasceu em Paranahyba, antiga villa de S. Paulo, no principio do seculo XVIII e falleceu no Rio de Janeiro a 7 de setembro de 1776.

Recebeu sua primeira educação litteraria no collegio dos jesuitas, e as ordens de presbytero, e formando-se depois em direito, estabeleceu-se como advogado em sua provincia, adquirindo a fama de muito illustrado, probo e de independente pela grande fortuna que possuia. Um dia, porém, injuriado publicamente por um individuo, contra quem advogara uma causa, longe de vingar-se, como lhe era facil, da injuria recebida, considerou esta occurrencia como um aviso da Providencia em reprehensão de seu apêgo ao seculo, tomou a resolução de deixar todas as honras e grandezas do mundo, reduziu a moeda seus bens para distribuir pelos pobres e pelas casas de religião e de caridade, e vindo a pé para Santos, d'ahi partiu para a Europa. Bem recebido em Roma e honrado pelo papa com lettrasde missionaria apostolico, prégou missões nos reinos de Portugal e de Castella, rodeado sempre de respeito e de veneração por suas bellas virtudes e pelos creditos, de que gozava, de habil orador, theologo e litterato.

Depois de muitos annos veiu o padre Siqueira ao Brazil para ver sua familia; e passando depois para o Rio de Janeiro, aqui fundou o primeiro seminario episcopal.