Saltar para o conteúdo

Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/120

Wikisource, a biblioteca livre

Si attenta perscruto teus passos infantes,
             Tentando-os seguir,
Do genio as faiscas ardentes, brilhantes,
             Diviso a fulgir.

Qual aguia, que as azas novéis agitando,
             Ensaia a voar,
E as aves rasteiras na terra deixando,
             Se elev:a no ar,

Assim vais, da gloria nos carros dourados...
             Brilhando te vi,
Emquanto mil outros das muzas amados
             Deixaste após ti.

Teus labios as ondas de um mar de harmonia
             Derramam a flux.
As ondas transforma-as do genio a magia
             Em jorros de luz!

Dona Anna Bittencourt possue ineditas muitas producções poeticas, entre as quaes se acham diversos hymnos religiosos.


D. Anna da Silva Freire - Creio que é natural do Maranhão; só conheço este nome por ver que os autores do Mosaico brazileiro fazem de dona Anna Freire menção, inserindo neste livro esta composição sua:

- A saudade materna: elegia - dedicada a seu filho Egidio José da Silva Freire, morto no Maranhão com dezoito annos de idade. Esta composição, de beIla e delicada inspiração, era inedita; e os autores do citado livro a publicam sem data alguma. Parece-me, comtudo, que a autora, viveu no seculo actual.


D. Anna Theophila Filgueiras Autran - Filha do doutor Henrique Antran da Matta Albuquerque e de dona Eduarda de Amorim Filgueiras Autran, nasceu na cidade da Bahia a 28 de dezembro de 1856.

Uma das proposições, qúe escrevi em seguida á minha dissertação inaugural, foi a seguinte: « A firmeza é um apanagio mais do bello sexo do que do homem », proposição em que fui arguido pelo meu illustrado e venerando mestre o conselheiro Manoel Mauricio Rebouças. Depois, porém, desenvolvendo a mesma proposição n'um artigo que publiquei em um dos periodicos litterarios da côrte, eu disse que, si as mulheres não se davam ás sciencias e ás lettras com o mesmo amor ou perseverança comque se dão os homens, era isto devido sómente á sua educação, toda outra; mas não porque não sejam dotadas do mesmo grau de intelligencia; e que, quando cultivada esta, ellas marchavam na vanguarda das sciencias como aquelles que as sciencias mais se dedicam, citando para o comprovar os nomes das D'Estael, Ricoboni, Sevignac e outras.

Dona Anna Autran é mais uma prova do que então aventurei. Não conheço no céo da inteliigencia patria uma estrella que mais cedo brilhasse, sem deixar nunca de ostentar seu brilho.