Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/123

Wikisource, a biblioteca livre

Annibal André Ribeiro - Nasceu na cidáde da Bahia a 30 de novembro de 1835, sendo seus paes o doutor Francisco Antonio Ribeiro que representara sua provincia na quinta e sexta legislaturas na camàra temporaria, e dona Barbara Xavier de Souza Ribeiro.

Formado em sciencias sociaes e juridicas pela faculdade do Recife em 1855, exerceu a advocacia até o anno de 1865; foi nomeado official-maior da secretaria do tribunal do commercio de sua provincia em janeiro de 1864, logar em que serviu até que, extinctos os tribunaes do commercioe creadas as juntas commerciaes em substituição a elles, passou a exercer o de secretario da junta commercial de S. Salvador por decreto de 14 da fevereiro de 1877, e ahi se conserva.

Escreveu:

- Peculio do procurador de segunda instancia ou collecção, contendo a lei da creação do supremo tribunal de justiça, os regulamentos das relações, tribunaes do commercio, dizimas, ferias e alçadas, addicionados de notas indicativas das lois, decretos e avisos publicados até 1866, que lhe são relativos, Bahia, 1867.

- Apontamentos sobre o registro publico do cornmercio, seguidos dos regulamentos dos corretores e agentes de leilões, annotados com a legislação de 1866 e da collecção dos estylos e usos commerciaes da praça da Bahia, declarados por verdadeiros pelo respectivo tribunal do commercio. Bahia, 1868.

- Breves considerações sobre as annotações do doutor Salustiano Orlando de Araujo Costa ao codigo commercial do Imperio do Brazil. Rio de Janeiro, 1871 - Neste volume, que tem 168 pags. in-4°, se acha uma carta do conselheiro Zacarias de Góes e Vasconcellos, escripta aos editores Eduardo & Henrique Laemmert, elogiando a obra.

- Instrucção para as eleições dos deputados e supplentes dos tribunaes do commercio, annotadas, etc, Bahia, 1872 - Seguem-se em appendice os artigos do codigo commercial e avisos citados nas notas do decreto n. 696 de 5 de setembro de 1850, etc.

- Regulamento do imposto de transmissão de propriedade, annotado com as leis, decretos e avisos, anterior e posteriormente publicados, que o explicam ou completam. Rio de Janeiro, 1873.


Annibal Falcão - Nasceu na provincia de Pernambuco, ahi fez seus estudos de humanidades, e todo o curso de sciencias sociaes e juridicas, de que recebeu o grau de bacharel. Ainda estudante da faculdade de direito dedicou-se e exerce a arte tachigraphica, e cultiva com muito gosto a litteratura, não só a nacional, como a européa.

Esereveu:

- O Diabo a quatro: revista infernal. Recife... in-fol. com caricaturas - Esta revista, fundada e redigida por Annibal Falcão, tendo por companheiro A. de Souza Pinto e outros, é escripta com talento e graça.