Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/124

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


- O doutor Alberto: drama em tres actos. Pernambuco, 1878 - Este drama não foi levado á scena por haver a policia prohibido a representação. O livro é precedido do retrato do autor e de uma introducção escripta por seu collega Antonio de Souza Pinto.

- O Marquez de Luçay: phantasia - publicada em folhetins na primitiva Gazetinha do Rio de Janeiro. Esta composição é um primor litterario.

- O doutor Jacobus - inedito. E' uma epopéa gigantesca na opinião de um litterato que viu o livro manuscripto, na qual, procurando o autor symbolisar a evolução da humanidade, como Quínet em seu monumental Ashaverus, as prosopopéas se cruzam talvez um pouco profusamente demais. Desse trabalho de uma imaginação verdadeiramente oriental, vi dous fragmentos, um publicado na Revista Brazileira, e outro no album de um seu amigo, J. Z. Rangel de S. Paio.


Annibal Teixeira de Sá - E' natural da Bahia, si me não engano, e da cidade de Santo Amaro. Ignoro as demais circumstancias que lhe dizem respeito, á falta de informações que a diversas pessoas pedi.

Escreveu:

- O poeta Rangel: comedia. Santo Amaro, 1856.

- Um cazamento da época, ou molestia de muita gente: comedia em um acto. Bahia, 1859.

- Os extremos: comedia-drama em tres actos. Rio de Janeiro, 1866.

Talvez tenha dado a lume algum trabalho seu, além dos que indiquei.


Antero Dias Lopes - Falleceu a 18 de agosto de 1876, victima de uma fiebre perniciosa, na cidade de Macahé, onde me parece que nascêra, é onde exercia os cargos de vereador da camara municipal, de agente da associação popular fluminense de beneficias mutuas, de inspector da instrucção publica, de veneravel da loja maçonica Perseverança e de capitão da guarda nacional.

Cultivava a poesia, e publicou:

- Harpa do meio dia: poesias. Rio de Janeiro, 1872 - Com o retrato do au autor.


Antero Ferreira de'Avila - E' natural da provincia de S. Pedro do Rio Grande do Sul e bacharel em sciencias sociaes e juridicas pela faculdade de S. Paulo.

Escreveu:

- Retratos biographicos de academicos contemporaneos. S. Paulo, 1866, 88 pags. in-8.º


Antero José Ferreira de Brito, Barão de Tramandahy - Nasceu na, provincia do Rio Grande do Sul a 11 de janeiro de 1787, e falleceu no Rio de Janeiro em fevereiro de 1856.