Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/128

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


vantagens da cultura intensiva, ahi pouco usada então, e hoje em via de realisar-se.

- Acção decennial no fôro commercial e civil. Santa Catharina,1879 - E' uma monographia de 160 paginas, que o autor escrevera no Rio de Janeiro, e que foi muito apreciada na revista de jurisprudencia o Direito. Diz esta revista que o doutor Almeida Oliveira desenvolveu a materia sob todos os pontos de vista em que ella podia ser estudada. Esta obra é dividida em duas partes. Na 1ª define o autor a acção, e considera sua indole, fins e requisitos; na 2ª estuda o processo e fôro da acção. Della fez o autor segunda edição, correcta e augmentada em 1883.

- Falla com que abriu a sessão extraordinaria da assembléa legislativa provincial de Santa Catharina em 2 de janeiro de 1880. Cidade do Desterro, 1880.

- Relatorio com que ao excellentissimo senhor coronel Manuel Pinto de Lemos, primeiro vice-presidente, passou a administração da provincia de Santa Catharina em 20 de maio de 1880. Desterro, 1880.


Antonio Alvares Guedes Vaz - Natural de Portugal, por motivos politicos emigrou para o Brazil, que adoptou por patria.

Presbytero do habito de S. Pedro, foi coadjuctor da freguezia da Candelaria, dirigia em 1868 um collegio de educação para o sexo masculino no Rio de Janeiro; e instituiu nesta cidade uma publicação, associando-se, quanto á redacção, com Salvador de Mendonça e Victor Dias, da qual publicação sahiu apenas o primeiro volume, com o titulo de

- Apontamentos biographicos para a historia das campanhas de Untguay e do Pamguay desde 1864. Rio de Janeiro, 1876. No Jornal do Commercio de 7 de setembro de 1876, se lê esta declaração: « Sendome attribuida exclusivamente a paternidade desta obra, julgo de meu imprescindivel dever declarar o seguinte: A idéa é minha, e unicamente meus foram os dispendios para a publicação. Pondo, porém, isto de parte, somos tres os autores: os senhores Salvador de Mendonça, Victor Dias e eu. »

Referem-se estes apontamentos a dom Pedro II, imperador do Brazil, suas altezas os dous principes e a diversos vultos notaveis nas duas campanhas.


Antonio Alvares Pereira Coruja - Natural da provincia do Rio Grande do Sul, nasceu em Porto-Alegre a 31 de agosto de 1806, sendo seu pae Antonio Alvares Pereira Coruja, que ahi se casara com uma senhora rio-grandense, descendente dos antigos casaes açorianos que vieram povoar a primitiva capitania.

Destinava-se a ir matricular-se na universidade de Coimbra, depois de estudar as diversas aulas de humanidades; mas não o podendo fazer por circumstancias particulares, dedicou-se em sua provincia ao magisterio, leccionando a principio grammatica portugueza, e depois philosophia