Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/129

Wikisource, a biblioteca livre

racional e moral, tudo por nomeação do governo. Sendo porém deputado á assembléa provincial, e compromettendo-se nos movimentos politicos de 1836, pelos quaes teve de soffrer trabalhos e perseguições que o desgostaram, resolveu mudar sua residencia para o Rio de Janeiro em 1837, e aqui estabeleceu um collegio de educação secundaria para o sexo masculino com o titulo de lyceu de Minerva, exercendo sempre o magisterio.

Ao cabo de uns quinze annos de direcção deste collegio, e de quasi outros tantos annos mais de magisterio publico, já cansado, passou a outro os encargos que sobre si pesavam, para dedicar-se a seus estudos de gabinete, e ao commercio.

E' oflicial da ordem da Roza, cavalleiro da de Christo, membro effectivo do supremo conselho do grande oriente do Brazil, presidente e director honorario das aulas do asylo das orphãs da sociedade amante da instrucção, sacio do instituto historico e geographico brazileiro, no qual serviu muitos annos o cargo de thesoureiro, e socio da sociedade beneficente e humanitaria rio-grandense, de que foi presidente etrectivo quatro annos, passando depois a ser presidente honorario.

Escreveu diversos artigos e correspondencias no Porto-alegrense em 1847, no Argos de 1840 a 1850, e no Mercantil, todos estes jornaes de sua provincia, de 1850 a 1858; assim como:

- Compendio da grammatica da lingua nacional, dedicado á mocidade rio-grandense. Porto-Alegre, 1835, in-8º - Foi muito seguido nas escolas da provincia, e nas da côrte, e tem tido diversas edições correctas e ampliadas, havendo uma de 1849, outra de 1862, e outra de 1872, feitas no Rio de Janeiro.

- Manual dos estudantes de latim, dedicado á mocidade brazileira. Rio de Janeiro, 1838, in-8º - Foi depois adoptado no collegio de Pedro II. Idem, sendo augmentado com um appendice de preteritos e supinos.

- Compendio de ortographia da lingua nacional, dedicado a sua magestad o senhor dom Pedro II. Rio de Janeiro, 1848, 268 pags. in-8.º

- Traz o retrato do autor e um vocabulario exemplificativo, segundo o systema do padre Madureira Feijó. Idem, sendo uma das edições de 1874.

- Manual de ortographia da lingua nacional. Rio de Janeiro, 1852 in-8° - E' a mesma obra acima, porém resumida ás suas principaes regras. Idem, sendo a segunda edição de 1861, 47 pags. in-8°, e a terceira de 1866.

- Arithmetica para meninos, contendo unicamente o que é necessario e se póde ensinar nas aulas. de primeiras lettras. Rio de Janeiro, 1850, in-8° - Idem, sendo a segunda edição de 1861, 52 pags. in-8º.

- Compendio da grammatica latina do padre Antonio Pereira de Figueiredo com additamentos e notas. Rio de Janeiro, 1852, in-8º - Segunda edição, 1861, 111 pags. in-8º.

- Lições de historia do Brazil, adaptadas á leitura das escolas. Rio de Janeiro, 1855, 310 paga. in-8° - Traz no fim a constituição politica