Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/131

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


- Em que consiste o vitalismo hippocratico? these apresentada, etc. para o concurso a um logar de substituto da secção medica em 6 de julho de 1859. Bahia, 1859.

- Juizo critico do Calabar, drama em verso do doutor Agrario de Souza Menezes. Bahia, 1858 - Vem annexo ao mesmo drama.

- Elogio historico do doutor Agrario de Souza Menezes - Vem precedendo as obras ineditas do doutor Agrario, mandadas publicar pela sociedade academica Recreio dramatico da Bahia em 1865. (Veja-se Agrario de Souza Menezes.)

O doutor Alvares da Silva escreveu além disso muitas memorias e artigos sobre assumptos relativos á medicina, á historia, á litteratura e mesmo á politica no Direito, jornal politico, no Prisma, no Diario da Bahia, no Estandarte, no Caixeiro nacional, na Opinião, na Semana e na Revista academica. Neste ultimo vem por elle escripta uma necrologia com o titulo:

- O doutor Laurindo José da Silva Rabello. Bahia, 1864 - a qual foi reproduzida no Correio Mercantil da mesma cidade de 9 de dezembro do dito anno, e ultimamente nos Annaes da bibliotheca nacional do Rio de Janeiro, volume 3º, pags. 373 a 384.


Antonio Alves Camara - Nasceu na provincia da Bahia a 27 de abril de 1852, fez o curso da escola de marinha, foi promovido a guarda-marinha em novembro de 1870, a segundo tenente em janeiro de 1873, e a primeiro tenente, posto em que se acha, em dezembro de 1875.

E' official da escola de marinha, membro effectivo do Instituto historico e geographico brazileiro, e do Instituto polytechnico, onde exerce ocargo de segundo secretario, etc.

Escreveu:

- Algumas considerações sobre a causa da formação do gulf-stream. Bahia, 1876 - E' um opusculo de 30 paginas, que o autor escreveu por ler a memoria do então primeiro tenente Francisco Calheiros da Graça, se propondo a explicar a causa e formação do gulf-stream e apresentando uma corrente equatorial submarina no atlantico, correndo para oeste.(Veja-se Francisco Calheiros da Graça.) O primeiro tenente Camara explica o facto por modo diverso de seu collega.

- Analyse dos instrumentos de sondar e perscrutar os segredos da natureza submarina, seguida de um appendice, contendo estudos feitos sobre as causas de variação de densidade das aguas no porto de Montevidéo. Rio de Janeiro, 1878 - Refere-se tambem o autor ao sondographo do primeiro tenente Adolpho Pereira Pinheiro. (Veja-se este nome.)

- Impressões de uma viagem do Pará ao Recife, passando por S. Miguel e Tenerife, a bordo da corveta Trajano. Rio de Janeiro, 1878, in-4.º