Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/145

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Inauguração do colosso de bronze no dia faustissimo, anniversario d'el-rei dom Jose I, nosso senhor: ode — Sahiu sem declaração de logar, nem de anno; mas sabe-se que foi em Lisboa, 1775. Esta composição vem reproduzida no mosaico poetico, collellção de poesias brazileiras, etc., publicado no Rio de Janeiro, 1844.

Consta que publicara outras e deixara ineditas muitas de suas composições.


Antonio Caetano de Almeida, 2º — E' natural do Rio de Janeiro e filho de José Antonio de Almeida e de dona Izabel Maria de Almeida.

E' bacharel em lettras pelo collegio de Pedro II, doutor em medicina pela faculdade do Rio de Janeiro, lente substituto da secção cirurgica da mesma faculdade, segundo cirurgião do corpo de saude do exercito com exercicio no hospital militar da côrte, cirurgião do hospital da misericordia, etc.

Escreveu:

Tenotomia: dissertação inaugural. Rio de Janeiro, 1866 — E' precedida de proposições sobre os tres pontos seguintes: Nephrite albuminosa. Feridas dos intestinos. Estudo chimico e pharmacologico do opio.

Da amputação em geral: these de concurso a um logar de oppositor da secção cirurgica da faculdade de medicina. Rio de Janeiro, 1872 — Depois de um esboço historico, trata o autor das indicações e contra-indicações das amputações, dos methodos operatorios, dos accidentes consecutivos, etc.


Antonio Caetano de Almeida Bahia — Nasceu na capital da provincia da Bahia pelo anno de 1820, e falleceu no Rio de Janeiro, sendo filho de José Felix Bahia, e cunhado do grande chronista do imperio Ignacio Accioli de Cerqueira e Silva, de quem se tratará nestelivro.

Era bacharel em direito pela faculdade de Olinda, cavalleiro da ordem da Roza e redigiu:

O Athleta: periodico politico. Rio de Janeiro, 1856-1857.


Antonio Caetano de Campos — E' natural do Rio de Janeiro, doutor em medicina pela faculdade da côrte, onde recebeu o grau em 1867, e reside na provincia de S. Paulo.

Escreveu:

These apresentada á faculdade de medicina do Rio de Janeiro e perante ella sustentada na presença de sua magestade o Imperador, etc. Rio de Janeiro, 1867 — Contem uma dissertação sobre rupturas do utero, e proposições sobre: Resecções em geral. Alimentação. Applicação da electricidade á therapeutica.