Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/150

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Noticia das investigações modernas sobre as molestias do coração pelo doutor Vallieux: — Idem, tomo 2°, pags. 59 a 63.

Meios prophilaticos e preservativos da syphilis: conselhos praticos sobre os meios de prevenir e curar immediatamente as molestias venereas, precedidos de noções geraes sobre a historia, propagação e modo de producção da syphilis. Paris, 1847, vol. 1º — Não sei quando sahiu a continuação ou o segundo volume.

No Archivo medico ainda ha outros escriptos do doutor Nascentes, e provavelmente n'outras revistas, sobretudo do lagar onde vive, ha tantos annos.


Antonio Candido Tavares — Não sei si era brazileiro por naturalidade ou pela constituição, nem conheço as particularidades que se referem á sua pessoa. Conheço-o apenas pela seguinte obra que escreveu:

Regimen das prisões na America septentrional, traduzido por Antonio Candido Tavares. Rio de Janeiro, 1831, 40 pags. in-4.º


Antonio Carlos Cesar de Mello e Andrada — Parente do conselheiro Antonio Carlos Ribeiro de Andrada com cuja filha, dona Brasilia Antonieta de Andrada, se cazara, nasceu na provincia de S. Paulo pelo anno de 1830 e falleceu no Rio de Janeiro em 1879.

Fez o curso da escola de marinha, e sendo official da armada, abandonou a carreira que encetara e entrou para a secretaria de estado dos negocios da marinha, onde se aposentou no lagar de chefe de secção ; era gerente da companhia brazileira de navegação do sul quando falleceu, commendador da ordem da Roza, e cavalleiro da de Christo.

Escreveu:

Consultas do conselho de estado, concernentes ao Ministerio da marinha, colligidas e annotadas. Annos de 1842 a 1850. Rio de Janeiro, 1868 — As consultas desta ultima data a 1860 foram colligidas annotadas por Constantino do Amaral Tavares, formando todas 4 vols. in-4.

O ministro da marinha ao senhor deputado Tavares Bastos. Rio de Janeiro (sem data), 40 pags. in-8º — Bem que sem data e sem assignatura, sabe-se que esta obra é de Antonio Carlos Cesar de Mello e Andrada, e foi publicada em 1861, por occasião de uma accusação que ao ministro da marinha fizera na camara aquelle deputado.


Antonio Carlos Gomes — Nasceu na cidade de Campinas, provincia de S. Paulo, a 14 de junho de 1839, sendo seu pai Manoel José Gomes.

Desde seus primeiros annos demonstrou decidida vocação para a musica, adquirindo dest'arte os conhecimento que eram possiveis de adquirir-se no lagar de seu nascimento ; dava lições de piano por diversas fazendas, e estudava com fervor nos momentos, qne lhe restavam de fadigoso trabalho, as obras, que podia obter, dos bons mestres, ou compunha no seu instru-