Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/151

Wikisource, a biblioteca livre

mento algumas pequenas peças, como walsas, quadrilhas, tangos e romances, que pela expressão e belleza já deixavam prever o genio que em seu autor se occultava, quando seu irmão, insigne rabequista, resolveu dar alguns concertos na capital da provincia.

Carlos Gomes o acompanhou, relacionou-se com muitos jovens academicos de direito, compoz e offereceu-lhes um hymno, que foi calorosamente applaudido, pelos estudantes de S. Paulo principalmente, os quaes o acclamaram desde logo de genio e suscitaram-lhe a ideia de vir á côrte estudar, ideia já lembrada e abandonada por seu pae em vista da absoluta falta de recursos para isso.

Sem dinheiro, só com uma carta de recommendação a Azarias Botelho, que benignamente o acolhe, vem ao Rio de Janeiro; apresenta-se ao lmperador; entra no conservatorio, onde compõe e executa uma cantata que merece geraes applausos, logo depois outra que lhe grangea a nomeação de regente da orchestra e ensaiador do theatro lyrico nacional; compõe para este theatro duas operas que são enthusiasticamente gabadas; e então, animado com os applausos qne lhe foram prodigalisados, aconselhado pelo proprio Imperador, que já o havia presenteado com a venera da Roza, cravejada de brilhantes, resolve ir á Europa estudar, e effectivamente parte do Rio de Janeiro em dezembro de 1863.

Depois de estar em Lisboa, em Paris, em Madrid, foi a Italia e estabeleceu sua residencia em Milão, d'onde já duas vezes veio á patria, recebendo de seus patricios os testemunhos da mais bem merecida consideração e estima.

Carlos Gomes tem composto:

Hymno academico, offerecido à mocidade academica, para piano e canto — escripto em 1830, sendo a lettra do doutor Bittencourt Sampaio.

Cantata para os exames do conservatorio — Foi executada no acto solemne dos exames em 1860, regendo o autor a orchestra; é sua primeira composição na côrte.

Cantata que foi executada na egreja da Cruz dos Militares — e para este fim escripta em 1860.

A noite do Castello : opera de Antonio José Fernandes dos Reis — Foi posta em musica para sua estréa no theatro lyrico, e nelle executada pela primera vez a 4 de setembro de 1862 com enthusiasticos applausos. Além da venera da Roza cravejada de brilhantes que lhe doara o Imperador, teve por esta occasião outros presentes de valor, como uma batuta de ouro, offerecida pelas senhoras fluminenses, uma coroa tambem de ouro, pela sociedade campesina, e muitas saudações, hymnos e outras provas de apreço, dadas pela imprensa.

Joanna de Flandres: opera lyrica — Como a precedente foi cantada no theatro lyrico fluminense a 10 de novembro de 1863, com muitos applausos.

A herdeira do throno: quadrilha - composta a bordo do paquete Parand ao partir do Rio de Janeiro para a Europa, em 1863.

Si sa minga (revista do anno) - musica escripta para lettra do