Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/16

Wikisource, a biblioteca livre
xv

pessoa », celebrou algumas sessões, sendo a ultima a 16 de abril do anno seguinte, e marcando-se préviamente o ponto que deveria ser discutido em cada reunião, quando de repente, por ordem do governo, foi agarrado seu director, o velho conselheiro José Mascarenhas Pacheco Pereira Coelho de Mello, accusado de inconfidente e sepultado nos carceres de uma fortaleza, onde permaneceu longos annos, já considerado morto por sua familia, sendo o verdadeiro e unico crime do ancião venerando, do magistrado integerrimo, ser desvelado cultor das lettras, e querer afujentar as trevas da ignorancia no Brazil!!

Propunha-se esta associação a escrever a historia universal da America portugueza.

Nesta academia foram lidas diversas obras por seus associados; tudo porém sumiu-se com a dispersão destes, consecutiva á prisão do velho director.

Só nos resta a noticia de duas de taes obras, que são: Historia militar do Brazil desde 1547 até 1752 por José Miralles, tenente-coronel do regimento de caçadores da cidade de S. Salvador, academico da academia brazilica dos renascidos, manuscripta; e Culto metrico, tributo obsequioso que ás aras da Sacratissima Pureza de Maria Santissima, Senhora Nossa e Mãe de Deus, dedica, offerece e consagra José Pires de Carvalho e Albuquerque.

O que acabo de referir, com relação á academia dos renascidos principalmente, mostra a toda evidencia a má