Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/166

Wikisource, a biblioteca livre

Nova genera plantarum, et alia non bene descripta. 2 vols. (sem data) — Provavelmente é continuação da Flora. Estas obras sãa escriptas em latim.

Explicação das estampas da Flora paraense-maranhensis — Autographo de 170 pags., cuja ultima data é do Maranhão, 21 de Janeiro de 1852.

Notes de botanique. Plantes usuelles, plantes medicinales et leur application — Estão sob o titulo da Tratados acerca da historia natural do Parà desde 1822 até 1830, seguidas de outras noticias.

Chemiologia vegetal. 2 vols. 1845-1849.

Zoologia paraense. 1823-1852. 8 tomos em 9 vols.

Observações sobre propriedades theropeuticas das plantas que descreve e experiencias de chimica vegetal. Maranhão, 1849-1852.

Observações diarias thermometricas, hygrometricas e barometricas, tomadas na cidade de Belem do Grão-Pará, desde 1º de Janeiro de 1829 até 17 de Maio de 1835.

Observações metereologicas, feitas no Maranhão desde 19 de junho de 1841 até 14 de junho de 1852.

Observações medico-philosophicas (molestias da pelle) 1827-1851 — A bibliotheca nacional possue todas estas obras.

Descripção e desenho de uma das plantas que fazem o objecto de minha phytographia e zoologia medica ou materia medica do Pará e Maranhão, etc., 31 de maio àe 1851.

Em 1852 o doutor Lacerda deliberara encetar a publicação de suas obras já coordemdas, começando, segundo o citado diccionirlo historico-geographico do Maranhão, pela

— Materia medica das provincias do Pará e Maranhão, acompanhada de mais de duzentas estampas, desenhadas e coloridas com esmero — Para a impressão desta obra têm sido votadas, me parece, verbas em mais de um orçamento na camara temporaria ; o a importancia della póde ser avaliada pelo seguinte trecho de uma petição ou memorial que o doutor Lacerda dirigira ao ministro do imperio, solicitando um auxilio para dar a lume sua obra, o qual se acha transcripto no mesmo diccionario:

« Acho-me no ultimo quartel da vida, e reputo um dever legar ao publico e á sciencia, na qualidade de medico, o rasultado de minhas observações e experiencias, cólhido durante o periodo de minha existencia.

« A phytographia e zoologia medica, isto é, a materia medica do Pará e do Maranhão, fructo de meus trabalhos de quasi vinte annos n'aquella provincia e de quinze na do Maranhão, formará o primeiro objecto de minhas publicações, e a independepcia scientifica, já outr'ora augurada pelo sabio De Candole, dará um passo agigantado, que, não sendo agora aproveitado, será necessario que decorram seculos — e já sem elle apparecer seculos tem decorrido — para reapparecer ; e posso affirmar a V. Ex. sem temor de ser taxado de exageração que este trabalho não poderá