Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/178

Wikisource, a biblioteca livre

levantes serviços desde a independencia, para a qual collaborara, até sua morte — serviços, não só de guerra na provinda de Pernambuco, e na de S. Pedro do Sul, mas tambem de paz, como os de presidente e commandante das armas desta provincia, commandante das armas da do Maranhão e outros. Era marechal do exercito; membro do conselho supremo militar; presidente da commissão de engenheiros, creada pelo decreto de 14 de setembro de 1850; commendador da ordem de S. Bento de Aviz, official da do Cruzeiro, e escreveu:

Discurso recitado no dia 27 de abril de 1837 pelo brigadeiro graduado do exercito, presidente da directoria das obras publicas da provincia do Rio de Janeiro, por occasião de se installar a mesma directoria. Rio de Janeiro, 1837, 27 pags. in-4.º

Descripção das fortificações do imperio do Brazil, contendo o numero de bocas de fogo que têm guarnições correspondentes e graduações proprias dos respactivos commandantes. Rio de Jan3iro. 1841.

Exposição e projecto sobre a maneira de evitar a aggessão que os indios selvagens costumam praticar em differentes pontos desta provincia (Maranhão) e que ao excel1entissimo conselho da mesma provincia dirigiu o coronel e governador das armas, etc., Maranhão, 1829 — Ha uma cópia authentica, do instituto historico, de 18 fls.

Existem do general Miranda e Britto diversas plantas de fortalezas, e de pontos do Rio de Janeiro, e suas circumvisinhanças, como a

Planta da parte meridional do terreno pertencente à imperial fazenda de Santa Cruz em o tempo dos jesuitas — Possuia uma cópia desta planta o commendador Antonio de Souza Ribeiro. O archivo militar possue outra a aquarella, de 1854.

Reconhecimento chronologico de parte da capitania do Rio de Janeiro para intelligencia do exame comparativo dos caminhos que do porto do rio Aguaçú vão ao Rio Preto. Dezembro de 1821 — Existem dous exemplares no archivo militar.

Planta e nivelamento da parte da cidade do Rio de Janeiro, comprehendida entre o campo da Acclamação e os arsenaes de marinha e guerra, etc., 1852 — E' levantada com outros e existe cópia a aqnarella no mesmo archivo.


Antonio Ennes de Souza — Filho de Sebastião José de Souza e de dona Maria A, Ennes de Souza, e nascido na cidade de S. Luiz do Maranhão a 6 de maio de 1848, aos 5 annos de idade, orpbão de paes, foi entregue a sua avó materna, que mandou·lhe ensinar as materias da instrucção primaria e algumas da instrucção secnndaria, e o destinou ao commercio, empregando-o n'um estabelecimento de ferragens que possuia.

Depois de servir no commercio dos 14 a 18 annos de idade, nutrindo vocação para o estudo das sciencias naturaes, foi á Enropa em 1867, e preparou-se convenientemente para o curso da escola central de engenha-