Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/179

Wikisource, a biblioteca livre

ria. Lições, porém, que por curiosidade ouvira, de Delaforse, de Gaudry, de Deville, de Dunkée na Sarbonna, no museu e na escola de minas, o decidiram a dar-se, ouvindo os mestres, a taes estudos, antes do curso especial de engenharia, e isso fazia quando, pouco antes da guerra franco-allemã, infelicidades, pesando sobre sua familia, o forçaram a vir á patria, dar um córte em sua almejada carreira e tornar ao commercio até 1873. Voltando ao estudo das sciencias physicas e naturaes e depois aos de engenhariá de minas, se matriculou na universidade de Iürik, na Suissa, onde recebeu o grau de doutor, apresentando uma dissertação; obteve ainda, depois dos exames necessarios, carta de approvação especial em geologia com a declaração de apto, tanto para ensinar esta disciplina em escola technica superior, como para fazer investigações trabalhando como geologo; e, forte nos estudos feitos em Iürik; dedicando-se aos estudos especiaes de minas, e metallurgia na academia real de minas de Freyberg, na Saxonia, obteve o diploma de engenheiro em minas, depois dos exames exigidos e de apresentar uma dissertação, voltando então ao Brazi1.

No Maranhão, de 1870 a 1873, instituiu conferencias publicas e com o doutor A, de A. Oliveira e outros fundou a bibliotheca popular; é lente da secção de minas da escola polytechnica ; membro da sociedade de sciencias naturaes de Iürik, e da sociedade de chimica de Berlim, e escreveu:

Conferencias publicas na provincia do Maranhão. Maranhão, 1871, 2 opusculos.

Discurso sobre a orqanização da bibliotheca popular do Maranhão. Maranhão, 1871 — Anda com um discurso do doutor Antonio de Almeida e Oliveira.

Relatoria acerca da exposição maranhense de 1871 e 1872. Maranhão, 1872 e 1873, 2 vols.

Dissertação sobre os amalgamas: these inaugural, Iürik, 1876 — E' toda escripta em allemão, para obter o grau de doutor em sciencias physicas e naturaes.

Dissertação sobre a mineração e metallurgia do ouro : these apresentada á academia real de minas de Freiberg (Saxonia) para obter o grau de engenheiro de minas, 1878 — E' tambem escripta em allemão, mas não foi publicada.

Estudo completo sobre os trabalhos de Desmonti : these de concurso a uma cadeira do curso de minas da escola polytechuica. Rio de Janeiro, 1881 — Revela muita erudição do autor e assidua applicação a estudos, tanto theoricos como praticos, e merece ter um logar na bibliotheca de todo engenheiro — diz o redactor da Revista de engenharia.

O trabalho e a vida subterranea, Rio de Janeiro, 1880 — Sobre este assumpto fez o doutor Ennes uma conferencia, occupando a tribuna nos dias 23 e 30 de outubro deste anno. Este escripto foi publicado depois pela Gazeta de Noticias.

Natureza: poema — A Gazetinha publicou um fragmento, deste poema, a Divindade.