Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/188

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


casião do concurso ao logar de oppositor da secção de sciencias cirurgicas. Rio de Janeiro, 1855.

Dos aneurismas externos em geral: these apresentada á faculdade de medicina do Rio de Janeiro para o concurso a um logar de lente substituto da secção de sciencias cirurgicas. Rio de Janeiro, 1857.

Programma do curso de pathologia externa da faculdade de medicina do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1871.

Elementos de pathologia externa. Rio de Janeiro, 1879, 579 paga. in-8° — Eate livro foi escripto para compendio da aula regida pelo autor.

Foi um dos reciactores dos

Annaes brazilienses de medicina - ravista que está no 42º anno de existencia, começando em 1835 com o titulo de Revista medica fluminense.


Antonio Ferreira de Lara Fernandes — Nasceu na cidade de Angra dos Reis, provincia do Rio de Janeiro, a 26 de novembro de 1832, sendo seus paes o tenente-coronel Bento José Fernandes e dona Maria Luiza de Souza Fernandes.

Depois de ter exercido o logar de corretor de fundos da praça do Rio de Janeiro, foi nomeado collector das rendas geraes e provinciaes do municipio de Mangaratiba em 1862, e deste termo removido com igual exercicio para a collectoria da cidade de Barra Mansa em 1877. E' commendador da ordem da Roza e escreveu:

Imposto sobre os vencimentos. Decreto n. 3977 de 12 de outubro de 1867, que regula a cobrança do imposto de 3 % sobre os vencimentos, com todas as circulares, avisos, instrucções, portarias e modelos, não só do governo geral, mas tambem do provincial que têm havido até hoje. Colleccionado, etc. Rio de Janeiro, 1868, in~8.º


Antonio Ferreira Mendes — Vivia nós primeiros annos do seculo XVIlI. Era presbytero do habito de S. Pedro, varão de intelligencia vasta e esclarecida e cultivou com esmero a poesia, vindo seu nome, por este motivo, contemplado no Musaico poetico de Emilio Adet e J. Norberto de Souza e Silva, publicado no Rio de Janeiro em 1844. Não conheço, porém, as composições, que publicou e foram poucas, porque seu autor as conservava ineditas. Das publicadas apenas conheço diversas

Poesias consagradas a D. João V, rei de Portugal - Vem no livro mencionado.


Antonio Ferreira Pinto — Natural da cidade do Rio de Janeiro, nasceu, segundo me parece, pelo anno de 1826 ou 1827 e falleceu a 22 de dezembro de 1864.

Doutor em medicina pela faculdade do Rio de Janeiro, cujo grau recebera em 1849, entrou em 1855 para um logar de oppositor, e depois de substituto da secção medica da mesma faculdade. Talento robusto, não só