Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/189

Wikisource, a biblioteca livre

leccionava hygiena na faculdade, e philosophia em estabelecimentos de instrucção secundaria, sendo um destes o extincto lyceu dos religiosos carmelitas, como, abrindo uma banca para escrever theses, escrevia ao mesmo tempo sobre diversos pontos e assmptos da sciencia trabalhos, que figuram hoje sob diversos nomes. Era cavalleiro da ordem de Christo, socio do gymnasio brazileiro, etc. Escreveu :

Breves considerações sobre a anesthesia dUl'ante o parto: thése inaugural. Rio de Janeiro, 1849.

Discurso recitado na escola de medicina desta côrte no dia 20 de dezembro por occasião da collação do grau de doutor em medicina - Vam nos Annaes braúlienses de medicina, tomo 5°, paga. 62 a 67.

Os tuberculos pulmonares e sua frequencia no município do Rio ele Janeiro. Proposições sobre os diversos ramos das sciencias medicas: these apresentada por occasião do concurso aos logares de oppositores da secção medica em agosto de 1855. Rio de Janeiro, 1855.

Algumas palavras sobre a albuminuria. Proposições sobre todas as sciencias que compoem o curso de medicina da faculdade do Rio de Janeiro: these de concurso para o logar de substituto da secção medica. Rio de Janeiro, 1858.

O medico da primeira infancia ou o conselheiro da mulher gravida, e hygiene da primeira infancia. Rio de Janeiro, 1860 — Este volume é seguido de um appendice, em que se trata da primeira dentição, da vaccina e da educação moral da primeira infancia, e de um formulario.

Memoria historica dos acontecimentos da faculdade de medicina do Rio de Janeiro, succedidos durante o anno de 1860-1861. Rio de·Janeiro, 1861.


Antonio Ferreira dos Santos Capirunga — Irmão de João Gualberto Ferreira dos Santos Reis e de Ladislau dos Santos Titara, dos quaes farei menção opportunamente, nasceu na provincia da Bahia pelo anno de 1790.

Foi muito versado na lingua latina que leccionou muitos annos, poeta muito estimado, como seus dous irmãos, e como elles prestou serviços á causa da indopondencia. Escreveu muitas poesias, de que publicou algumas em diversos jornaes, e o volume

Poesias. Bahia, 18** — E' um livro, onde se acham enfeixa las muitas de suas composiçõ3s poeticas. Sei que deixara ineditas grande numero dellas. Das composiçoes soltas ha o seu

Disfarce poetico — no Musaico da Bahia, 1846, pags. 163 e 164.


Antonio Ferreira Vianna — E' natural da província do Rio Grande do Sul, onde nasceu a 11 de maio de 1834, doutor em direito pela faculdade de S. Paulo, director geral das aulas municipaes, advogado dos auditorias da côrte, e socio do instituto da ordem dos advogados brazileiros. Representou a côrte e a província do Rio de Janeiro na camara