Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/193

Wikisource, a biblioteca livre
168
AN

O Romano: miscelania dogmatica, moral, ascetica e historica. Marianna, 1851-1852 — Dom Antonio Viçozo teve por companheiro na publicação da Miscelania o padre Luiz Antonio Gonçalves, depois bispo do Ceará.


Antonio Florencio Pereira do Lago — Nasceu em 1827 na provincia do Rio Grande do Sul. E' bacharel em sciencías physicas e mathematicas e major do corpo de estado maior de primeira classe; tem exercido diversas commissões, quer do ministerio da guerra, quer do da agricultura, sendo por ordem do governo e fundador da colonia do alto Uruguay; é official da ordem da Roza, cavalleiro da de Christo e da de S. Bento de Aviz; condecorado com a medalha da campanha do Uruguay de 1851, e com a da guerra do Paraguay, e escreveu, além de outros trabalhos officiaes :

Relatario dos estudos da commissão exploradora dos rios Tocattins e Araguaya. Rio de Janeiro, 1876, in-8º gr.

Planta topographica da cidade do Desterro, levantada pelos engenheiros major Antonio Florencio Pereira do Lago, Carlos Arthur Schlapal. 1876 - Lythographada no archivo militar.


Antonio Fortunato de Brito — Filho do conselheiro José Fortunato de Brito Abreu Souza e Menezes e de dona Anna Dorothéa Gonsalves de Brito Menezes, nasceu no Rio de Janeiro a 13 de junho de 1828, e falleceu a 17 de julho de 1863.

Doutor em medicina pela faculdad da côrte, de uma intelligencia vigorosa, palavra facil e elegante, era grato ouvil-o sobre qualquer das sciencias que conhecia. Uma vez, sendo estudante, fizera elle um discurso sobre uma questão de philosophia; e o venerando frei Monte Alverne, que por acaso ouvira-o, já cego, pedindo que o guiassem ao joven philosopho, não só abraçou-o, como beijou-lhe a face. Era moço fidalgo com exercício da casa imperial; socio do conservatorio dramatico, da sociedade amante da instrucção e de diversas associações litterarias e beneficentes, e escreveu:

Poesias diversas — Infelizmente nunca foram ellas colleccionadas, e poucas foram as publicadas, sob o anonymo. Eristem ineditas em poder dos irmãos do autor, e são pela maior parte em estylo humoristico.

Tres thteses em sciencias accessorias, cirurgicas e medicas, apresentadas e sustentadas perante a faculdade de medicina, etc. Rio de Janeiro, 1850 — Duas destas theses são escriptas em proposições; em dissertação é a terceira, isto é : Primeiras linhas da topographia da cidade do Rio de Janeiro, sua elevação sobre o nivel do mar, exposição, natureza do terreno, temperatura, meteorologia, hygrometria, aguas, que influencia tem tudo isto sobre a saude da população.

Ha um opusculo do doutor Antonio Fortunato com o titulo :

Duas palavras sobre uma amputação. Rio de Janeiro — Foi escripto por occasião de uma desharmonia que teve com um collega.