Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/198

Wikisource, a biblioteca livre

AN

173

1846; e finalmente ministro da fazenda no de 30 de maio de 1862, em cujo cargo falleceu. Era conselheiro de estado, gentil-homem da imperial camara ; ornavamlhe o peito muitas condecorações nacionaes e estrangeiras e escreveu divursos - Relatarias escriptos de 1831 a 1862 - como ministro e secretario de estado das diversas pastas que occupou. - Principias ele desenho linear, comprehendendo os de geometria pratica pelo methodo de ensino mutuo, extrahidos do L. B. Trancoeur. Rio de Janeiro, 1829. De trabalhos governamentaes ha alguns de sua penna exclusivamente, como o - Regulamento para as capilanias do porto. Rio de Janeiro, 1846 - Foi publicado com o decreto n. 447 de 19 de maio deste anno.

Antonio Francisco de Paula e Souza - E' natural da provincia de S. Paulo filho do conselheirJ Antonio Francisco de Paula e Souza e de dona Maria Raphaela de Barros e Souza, forlnado em mathematicas na Alle:JJanha ou na Suissa e escreveu: - A republica federativa no Brazil. S. Paulo, 1869, 24 pags. in-4.0 - Projecto para o levantamento da carta cOl"ograpllica da província de S. Paulo, pelos engenheiros AntoDio Francisco de Panla (ii Souza, Adolpho Augusto Pinto e J. Pinto Gonsalves. R:o de Janeiro, 1880, 14 pags. in-4.0

Antonio Francisco Toscano - Natural da provinciado Rio d~ Janeiro, fall Jc,eu na .cõrte a 21 de setembro de 1882. Era presbytero do habito de S. Pedro; doutor em canones, cujo grau o!)teve em Roma; capellão capitão do COI'PO ecclesiastico do eKeróto e secretario do mesmo corpo; cavalleiro da ordem da Roza, e es'creveu : - Resumo da doutrina christã, organisado segundo o ultimo programma para o ensino desta disciplina nas escolas primarias. Rio de JaneiJoo - Deste livro ha quatro edições. SÔ vi a t ,rceira feita por Seraphim J. Alves, Rio de Janeiro, 1876 ; e a quarta pelo mesmo Serafim Alves, Rio de Janeiro, sem data, mas feita em 1882, de 40 pags. i n-12.

Antonio Franco da Costa Meirelles - E' natural da ci~ade de S. Salvador, capital da Blhia" filho de Antonio Frnco da Costa Meirelles e de dona Ignez Alves de Figueiredo Meirelles. Doutor em medicina pela faculdade desta cidade, obteve por concurso a nomeação de profes'wr da lingua ingleza no lyceu pouco tempo depois de sua form:ttura e mais tarde a de professor da mesma lingu:l. no pe·queno seminario aL'chiepiscopal, e tem 'Servido na directoria da instrucção publica, já. Como membro do conselho superior, já. como director. Escreveu: