Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/213

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
188
AN


dor Antonio Pedro da Costa Ferreira (Barão de Pindaré). O 20 trata do brig-adeiro Feliciano Ant 'nio Falcão, senador Joaquim Franco de Sá, senador Joaquim Vieira da Silva e Souza, senador José Pedro Dias Vieira, doutor Joaquim Gomes de Souza, Antonio Joaquim Franco de Sá, João Duarte Lisboa Serra, Trajano GalvãJ de Carvalho e conselheir Francisco José Furtado. O 30 trata sómente de Antonio Gonçalves Dias. O 40 de João Francisco Lisboa, Antonio Marques Rodriguei, e frei Custodio Alves Serrão - sendo a maior parte destas biographias acompanhadas do. retratos dos biographados. - Lucubrações: Tentativas historicas. A guerra do Paraguay. A litteratul'a brazilei ra cOJ.tem poranea, D, Antonio e suas obras. Lisboa, 1874, in-8. 0 - Apontamentos para a historia dos jesuitas nQ Braoil, extrahidos das chronicas da companhia de Jesus. Lisboa, 1874,2 tomos em 1 voI. in-8° - Sahiram antes na Revista do instituto, tomos 340 e 36. 0 - Os vestidos brancos: drama traduzido. Maranhão, 1854 - E' um dos doze numeros da B bliotheca dramqtica de Antonio do Rego. - Estes dous fazem Uln par: vaudeville tr~duzido - Vem na mesma coUecção com o drama O casamento do gaiato de Lisboa de José Jacintho Ribeiro, Maranhão, 1854. (Veja-se Antonio do Rego.)

j

Antonio Herculano de Souza Bandeira, 1º — Natural da província de Pernambuco, sendo formado em sciencias sociaes e juridicas pela faculdade de Olinda, e professor de philosophia do antigo cJllegio de bilHas artes da mesma faculdade, representou sua provincia na C:lmara tempararia na legislatura de 1863 a 1866, e escreveu : - Questões de philosophia, conteada'> no programma ado tado para os exames do aacharelado em lettras p11a universidade d Paris por A. Charmll.; traduzido do francez, da 3& edição. Pernambuco, 1848. - Reforma eleito ·at. Eleição directa: collecção d1 artigos dos dJutores José Joaquim de Moraes Sarmento, José Antonio de Figueiredo, cons~lheiro Pedro Autl'an la Matta e Albuquerque, João Sil. veira de Souza e Antonio Vicente do Nascimento Feitoza.

Antonio Herculano de Souza Bandeira, 2º - Filho do precedente, nasceu na provincia d, Pernambuco, em cuja facuIlade recebeu o grau de bachar'l e depois o de doutor. Foi director da. 2& secção da secretaria d3 estado dos negocios da ju >tiça., sendo tambem nomeado l'rofessor de philosophia e direito natural publico e constitucional da escola normal; concorreu em 1880 a uma cadeira de economia politica tia escola polytechnica, e partindo para Europa com licença do governo para tratar d3 sua saude, ahi fJi encarregado pelo mesmo governo de visitar os jardins de infuncia, e mais tarde de tlstudar as escolas normaes primarias, sendo em sua volta ao imperio nomeado