Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/214

Wikisource, a biblioteca livre
AN
189

director da instrucção publica do municipio neutro.. em cujo exercicio se acha. Escreveu:

— Commentario á lei n. 1144 de ii de Setembl'o de 1861 e subsequente legislação sobre os casamentos de p~ssoas, que não professam a religião dú Estado. Rio d Janeiro, 1876,374 pags. in-8. o

- O recurso á corJa s~gunlo a legisl~ção brazileira, contendo a indicação e analyse das leis, decretos, avisos do g-overno e cOllsultas do conselho de estado sobre a materia. Rio de Janeiro, 1878, 125 pags. in-8° - Trata-se neste volume do direito de agraciar, da natureza 'e limi~es deste poder, 'dos etreitos do p,rdão, etc.

- Adininistração elos trab'/lhos e serviços de engenhat'ia civil, minas, artes e manufacturas: dissertação seguida de proposições sobre: lo, deveres e garantias dos inventores e fabricantes; 20 , pessoal para a organização d IS esLltisticas; 30 , condições necessarias a uma boa organização adm:nistrativa. These para o concurso á cadeira de economia politica da escola polytechnica. Rio de Janeiro, 1880.

- A questão penitenciaria no Bl'az 'l- serie de arLigos impressos na Revista brasileira, tomos 30 e 4", 1880. 'Nestes al·tigos' se trata dos escbrecimentns indispensaveis sobre as ideias de criminalidade e IJ.enalida le; fundamentos do I dirrito de punir; em que consiste a questão penitenciaria; esooço hi,torico do desenvolvimento da questão penitenciaria; systemas apresentados; resultados obtidos; penalidade do codigo bl'azileiro; execuçà4! das penas e estado das prisões; embaraços que encontra a reforma penitenciaria; opiniões emittidas por estadistas brazileiros; medidas empregadas; exame dos ll'~ balhos mais importantes, esrri"ptos sobre a materia, e esboço Je um plano de reforma, Foi escripLo na volta do autor de uma commissão do governo, em 1879, ao presidio de Fernando d3 Noronha. Depoi~ deu elle á publicidade:

- A penitenciaria no Bra;;il. Rio de Janeiro, 1881, 84 pags, in-8o Neste opusculo estão reunidos os escriptos, a que acabo de refarir-me, com algumas annotaçÕes.

- Informações sobre o presidio de Fernando de Noronha: relaturio apresentll;do ao governo, etc. Rio de Janeiro, 1880, in-4."

- O jardim infantil, s'ua natureza, seu fim, e seus meios de acção: relataria apresentado ao governo. Rio de Janeiro, 1883, 93 pags. in-8. 0

- Relatorio sobre as eS'1o1as nOl'maes primarias em França, apresentado a s. ex. o sr. conselheiro Rodolpho Epiphanio di Souza Dantas, ministl'O e secretario de estado dos negocios do imperio. Rio de Janeiro, 1883, 23 pags. in-8. 0

- Relatorio sobre as escolas normaes pri.marias na Austria e Allemanha, apres'ntado a s. ex. o sr. conselheiro Pedro Leão Vellozo, etc. Rio de Janeiro, 1883,26 pags. in-8. o Na Revista bl'azileim ha diversos escriptos do doutor Bandeira.