Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/219

Wikisource, a biblioteca livre

então Illinistt'o do imperio, para justificar os acontecimell,tos de 20 de outubro de 1822, sendo julgado innocente, como t~dos os seus companheiros, com excepção de João Soares Lisboa. E com effeito o crime, de que eram aecusados o padre Lessa e seus companheiros, não foi outro, senão o de Se (;onstituirem patria,rchas de nossa independencia.

Os curiosos, que quizerem melhor apreciar estes factos, podem ver a obra intitulada «Prooesso dos cidadãos Domingos Alves Branco Moniz Barreto, João da Rocha Pinto, Luiz Manoel AlvareS:de Azevedo, Thomaz José Tinoco de Almeida, José de Gouvêa, Joaquim Valerio Tavares, João SoareI! Lisbo!l, Pedro José da Costa Barros, João Fernandes Lopes, Joaquim Gonsalves Ledo, Luiz Pereira da Nobrega de Souza Coutinho, ;José Clemente Pereira, padre Januario da Cunha Barboza e padre Antonio João de Lessa, pronunciados na devassa, eto. Rio de Janeiro, 1824, » O padre Lessa escreveu:

- Cartas escriptas de Cantagallo, que poderão servir de memorias historico-politicas daquelle paiz, Rio de Janeiro, 1830 - Esta interessante obra é tão rara, como a que trata de seu processo,

Antonio João Rangel de Vasconcellos — Natural do Rio de Janeiro, e filho do distincto topographo Modesto Rangel da Silva, que como tal vem citado na Geographia de Balbi, e de dona Archangela Angelica dos Serafins VasconceIlos, nasceu a 26 de maio de 1796, e falleceu a 27 de agosto de 1855.

Engenheiro militar, seguiu a carreira das armas onde subiu ao PQsto de marechal de campo, e serviu diversos cargos, sendo nomeado lente da escola militar, cargo em cujo exercicio não entrou por intrigas relativas aos motins militares de 1831 ; el'a commendador d:1. ordem de S. Bento de Aviz, cavalleiro da de Christo, e escreveu:

- Apontamentos militares. Rio de Janeiro, 1831, in-12 - Occupa-se este livro de defesa de praças e outros assumptos proprios a fortificar o exercito. Ha outros trabalhos seus na imprensa periodica, como:

- Memoria sobre os pantanos de Meriti - Não a vi, mas sei que se publicou em mais de um periodioo, e que della fez o conselheiro Jobim hQn.rosa menção na faculdade de medicina.

Antonio Joaquim de Abreu — Não sei com certeza em que lagar do Brazil nasceu; parece-me que era bahiano e pai de um medico por nome Manoel Joaquim de Abreu, que serviu muito tempo no corpo de s&ude do exercito e falleceu depois da campanha do Estado argentino de 1852. Deve ter nascido no ultimo quartel do seculo passado, Era poeta e escreveu:

- Sonetos sobre diversos assumptos. Lisboa, 1815 - E' um opusculo que contém uma ode e aincoenta e nove sonetos.