Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/223

Wikisource, a biblioteca livre
198
AN

- Meditações: poesias. Rio de Janeiro, 18 ’’.

Da liberdade religioza no Brazil: estudo de direito constitucional. Rio de Janeiro, 1865 - Esta obra já. havia sido publicada na revista mensal do 'Ensaio philosophico paulistano; e neUa mostra o autor com argu-' meRtps derivados da philosophia e do dircüto, e confirmados pela historia, que deve ser livre no imperio o exercicio publico de qualquer religião. Como era de esperar, appareceram diversos escriptos, refutando taes ideias, entre os quaes: « A liberdade religioza segundo o senhor doutor Antonio Joaquim de Macedo Soares, magistrado brazileiro. Rio d Janeiro, 1865 » obra, de que sahiu á luz segunda edição em 1866 ; e a « Circular aos parochos para que previnam os seus freguezes contra os funestos efi'eitos do opusculo do doutor Antonio Joaquim de Macedo Soares, etc. Rio de Janeiro, 1866 ») pelo monsenhor Felix Maria de Freitas e Albuquerque, governador do bispado. A liberdade religiosa do doutor Macedo Soares teve teréeira edição no Rio de Janeiro, 1874, 84 pags. in-8.o

- Regimento dos distribuidores em geral. Rio de Janeiro, 1868Esta obra foi muito bem recebida pelas classes, a quem interessa.

- Tratado juridico pratico da medição e demarcação das terras, tanto particulares, como publicas, comprehendenlo : direito e pratica das medições e seus processos; noções elementares da topographia pratica com applicação ao processo das medições e demarcações; fOl'mulario do processo, medição e demarcação das terras publicas e particulares; addições e correcções sobre as sesmarias e sobre o alqueire de terra. Rio de Janeiro, 1878 - Ra segunda edição, consideravelmente augmentada na parte doutrinal e na jurisprudencia.

- Tratado pratico dos testamentos e successões por Antonio Joaquim Gouveia Pinto, annotado por A. J. de Macedo Soares. Rio de Janeiro, 1867.

- O mate no Paraná: noticia escripta e olferecida á commissão central da exposição do Paraná. Rio de Janeiro, i875' - E' precedida esta obra de uma introducção, escripta pelo doutor Miguel Antonio da Silva e acompanhada do desenho da planta ilelD pU?'aguayensis: Era o autor, quando escreveu-a, juiz de direito de Campo-largo, comarca desta provincia.

- Primeiras linhas sobre o processo orpbanologico por José Pereira de Carvalho. Nova edição, contendo as notas e addições do doutor José Maria Frederico de Souza Pinto; revistas e augmentadas por Antonio Joaquim de Macedo Soares. Rio de Janeiro, 1880, in-S.o

- Declaration de la doutrina christiana: manuscripto Guarany, traduzido e aanotado, etc., precedido de uma carta do traductor ao senador Candido Mendes de Almeida. Rio de Janeiro, i880 - Esta obra contém muitas notas em que cooperou o doutor Baptista Caetano de Almeida Nogueira. Foi publicaJa antes nl!. Revista do instituto historico, i880, pags. 165 a 1l0.

-A lei da reforma eleitoral e suas instrucções regulamentares~ seguida de um additamento e da divisão eleitoral, annotada, etc. Rio de Janeiro, 1881, 108 pags. in-8. °