Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/224

Wikisource, a biblioteca livre
AN
199

AN Das publicações do doutor Macedo Soares, feitas em revistas de lettras e sciencias, citarei as seguintes:

- O folhetim do domingo - serie de escriptos sobre diversos aeisumptos. No C arreio Paulistano, 1858.

- Nininha romance de Costumes academicos : - Na Revista men-sal do ensaio philosophico paulistano, 1859.

- Ensaio critico sobre Luiz José Junqueira Freire-Idem, 1859, e reproduzido no Correio Mercantil do Rio de Janeiro de 19 e 20 de setembro do dito anno.

- Noticia historica sobre alguns escríptores, poetas e artistas academicos - Na Revista Popular do Rio de Janeiro, tomo 2°, 18õ9, pags. 376 e seguintes, e tomo 3°, 1860, pags. 23 e seguintes.

- Flores silvestres de Francisco Leite de Bittencourt S,ampaio - No Correio Mercantil, 1860.

- Tres poetas contemporaneos - Idem, 1862.

- Sobre a etimologia da palavra boava ou emboaba - Vem na Rev~sta Brazileira, 1879 a 1880, p gs. 587 é seguintes. A publicação deste escripto deu logar a que sahisse outro com igual titulo, na mesma revista, tomo 2°, pags. 348 a 366, e tomo 3°, pagS. 22 a 36. (Veja-se Baptista Caetano de Almeida Nogueira.) O escripto, a que me refiro, do doutor Macedo, é extrahido dos seus

- Estudos lexicographicos do dialecto brazileiro sobre algumas palavras africanas, in~oduzidas no portuguez que se falIa no Brazil- Na dita. revista, tomo 4", pags. 243 a 27f. Ha finalmente muitos trabalhos, como estes, publicados em revistas, e alguns ineditos, como o seu

- Vocabulario da provincia do Paraná - Redigiu o

- Forum litterario. S. Paulo, 186f - tendo por companheiros na redacção Z. A. Pamplona, e Americo Lobo.

D. Antonio Joaquim de Mello, 1°, bispo de S. Paulo — Filho do capitão Theobaldo de Mello Cezar e de dona Josepha Maria do Amaral, nasceu em Itú, provincia. de S. Paulo, a 29 de setembro de 1701 e falJeceu a 16 de fevereiro de 1861.

Antes de seguir o estado ecclesiastico, assentara. praça no exercito, sendo ainda muito criança, más sempre contrariado em sua vocação natural, deixou pouco tempo depois a carreira das armas para dedicar-se 1 religião e receber o habito de S. Pedro.

Foi apresentado bispo de S. Paulo a' 5 de maio de 1851, confirmado a 17 de março de 1852, sagrado a 6 de junho, e por procuração tomando 'posse de sua diocese a 14 de junho, fez nella sU'a entrada pontifical a 3 de agosto do referido anno; e apenas empossado do baculo, como diz Azevedo Marques, foi seu primeiro cuidado percorrer todo bispado com o duplo fim de reformar os abusos com a palavra e com o exemplo e de colher donativos para. fundar o semina.rio episcopal, o que effectivamente conseguiu.