Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/229

Wikisource, a biblioteca livre
204
AN

lente substituto, e regeu como tal as cadeiras de economia politica, direito administrativo, direito publico, direito civil, e direito ecclesiastico, até que foi nomeado por carta imperial de 2 de outubro de 1860 lente cathedratico de direito civil patrio, analyse e comparação do direito romano, e em 1863 os estudantes, que concluiam o curso da faculdade, mandaram tirar á oleo seu retrato em tamanho natural para ser collocado no salão dos actos, e lithographar em Paris o mesmo retrato para ser distribuido pelos amigos do distincto mestre.

Foi deputado á assembléa de S. Paulo em diversas legislaturas consecutivas desde 1849 até sua vinda para o Rio de Janeiro, sendo reconhecido como um orador distincto pela correcção da dicção e pela logica severa de seus argumentos; desempenhou diversas commissões importantes, tanto do governo provincial, como do geral, entre ellas a de membro da commissão revisora do projecto do codigo civil; é actualmente advogado no Rio de Janeiro; é commendador da ordem de Christo por seus serviços prestados ás lettras, e escreveu:

Navegaçào do Paraná e seus affiuentes, o Parahyba e Mogiguassú. : memoria - Vem na Bibliotheca brazileira, revista mensal por uma associação de homens de lettras, Rio de Janeiro, 1863, tomo 1°, n. 1; na Revista do instituto historico, tomo 25°, pags. 149 a 162 ; e finalmente no relataria do ministerio da agricultura, commercio e obras publicas, 1862.

Discursos parlamentares do Dr. Gabriel José Rodrigues dos Santos, colligidos pelo doutor A. J. Ribas com a biographia e o retrato lithographado do orador. Rio de Janeiro, 1863 — E' um livro de 802 pags., precedidas de mais 74 que contêm a biographia escripta pelo colleccionador.

Direito administrativo brazileiro, obra premiada e approvada pela resolução imperial de 9 de fevereiro de 1861 para uso das faculdades de direito do Recife e de S. Paulo. Rio de Janeiro, 1866.

Curso de direito civil brazileiro. Rio de Janeiro, 1865, 2 vols. — Esta obra foi approvada para servir de compendio ao estudo theorico da sciencia do direito, e à pratica do fôro, pelas faculdades de S. Paulo e do Recife.

Curso de direito civil brazileiro. Rio de Janeiro, 1880, 2 vols. - E' uma segun a edição da precedente; mas completamente modificada, não só pelo novo systema de divisão das materias contidas na obra, e mais largo desenvolvimento dellas, como pelo accrescimo de um novo titulo, de capitulas e paragraphos novos.

Consolidação das disposições legitimas e regulamentares concernentes ao processo civil, approvada pela resolução imperial de 28 de dezembro de 1876 e impressa por ordem do governo imperial. Rio de Janeiro, 1878, 2 fls., 468 pags. in-4° — E' dividida em duas partes, e traz como appendice de pag. 421 em diante: o decreto de 25 de outubro de 1875 que dá força de lei no imperio á assentos da casa da supplicação de Lisboa e competencia ao supremo tribunal, de justiça para tomar outros ;