Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/232

Wikisource, a biblioteca livre
AN
207

Antonio Joaquim Teixeira de Azevedo — Natural da cidade do Ric. de Janeiro onde falleceu victima de uma tuber.... culose 11.21 doe maio de 1879, foi pharmaceutico formado pela faculdade de medicina da côrte, exerceu o magisterio como professor de noções de historia natural e physica da antiga escola normll.l da côrte, depois como pt'ofessor da instrucção primaria da freguezia de S. Christovão, e-ultimamente na escola. munici'pal de S. José, e escreveu:

- Consfdera,;ões ao correr da penna sobre o projecto de um novo systema sanitario em 1'elação aos interesses da profissão pharmaceutica. Rio de Janeiro, 1877, 24 pags. in-4. o Ha muitos escriptos seus na seguinte revista que l'edigiu :

- Tribuna pharmaceutica : orgão p.ublico do instituto pharmaceutico do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1874 a 1879, in-4° - A publicação continuou ainda depois de sua morte.


Antonio José Alves - Pae do sympathico e desventurado poeta Antonio de Castro Alves, e filho de Antonio José Alves e de dona Anna Joaquina Alves de Sá, nasceu na cidade da Bahia a 16 de maio de 1818, e falIeceu a 24 dejaneiro de 1866.

Destinando-se a ser pharmaceutico, principiou a praticar n'uma pharmacia da mesma cidade; mas, resolvendu-se a estudar medicina, matriculou-se na escola medico-cirurgica. em 1836. A revolução, porém, de 7 de novembro de 1837, levou-o a retirar-se da capital e tomar armas pela causa da legalida Je ; assentou praça como primeiro cadete no batalhão de voluntarios da Cachoeira; entrou em combates e foi elogiado pelo commando geral das forças legaes. Finda a luta, continuou o curso medico; recebeu o grau de doutor em 1841, sendo cirurgião do quarto batalhão da. guarda. nacional; foi á Europa aperfeiçoar-se em seus estudos em 1842 e voltando :lo patria, fez na faculdade cursos de pathologia, de auscultação, e de operações. Por occasião da reforma das faculdades, em 1855, foi nomeado lente substituto da secção cirurgica, e em 1861 lente cathedratico de anatomia descriptiva, donde passou :lo cadeira de clinica ,externa em 1862; era cirurgião do hospital da misericordia, facultativo da casa da providencia, cavalleiro da ordem da Rosa e da de Christo, e escreveu:

- Considerações sobl'e os enterramentos, por abu'sos praticados nas igrejas, e nos recintos das cidades; perigos que resultam desta pratica e conselholj para a construcção de cemiterios : these apresentada e sustentada perR.nte a faculdade de medicina da Bahia aos 26 de novembro de 1841. Bahia, 1841 - Nesta época ainda estavlm em uso no imperio os entel'ramentos nas igrejas.

- Refutação da prova escripta pelo doutor João José Barboza de Oli"", veira, « O que seja a doença e quaes as considerações sobre sua sede» no concurso a. uma cadeira de lente substituto da secção medica em 1846Saliu no periodico Orllptlscl,do, tomo 2° pag. 131 e seguintos. A .esta.