Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/234

Wikisource, a biblioteca livre
AN
209

noticia de algumas publicações que pelo plano seguido neste livro teria de omittir, porque só dou noticia do escripto, quando possa dizer quem é o autor. São alIas:

- O Simplicio da roça: jornal dos domingos. Rio de Janeiro, 1831. 1832, in-4° - O primeiro numero é datado de 6 de novembro.

- A verdadeira mãi do Simplicio ou a infeliz viuva peregrina. Rio de Janeiro, 1831, in-4° - Poucos numeras sahiram.

- A mulher do Simplicio ou a fluminense exaltada. Ri.o de Janeiro, 1832 a .J 844, in-4° - Esta publicação é toda em verso. 'Foi a que teve mais longa vida. Precedeu-a outra M uthlJ1" do Si mplicio , escripta por Paula Brito. (Veja-se Francisco de Paula Brito.)

- A filha unica da mulher do Simplicio (em verso). Rio de Janeiro, 1832, in-4o - Começou a sahir a 14 de março.

- A Simplicias'nha: jornal satirico e divertido (em verso). Rio de Janeiro, 1833, il1--4. 0

- O Simplicio ds direitas, pôsto no mundo as avessas. Rio de Janeiro, 1833, in-4° - E' tambem em verso.

- Novo Simplicio poeta. Rio de Janeiro, 1840 - Sahiu o primeiro numero de 8 pags. in-4° a 3 de janeiro.

- A filha do Simplicio : jornal poetico, critico, litterario, jocoso, e as VPZfS politico, de licado ao bello sexo (em verso). Rio de Janeiro, 1848 - E' filha natural~ nte do novo, e não d velho Simplicio. Uma destas folhas se diz ser da redacção do doutor L. V. de Simoni ; não. sei qual é delIas.


Antonio José do Amaral, 2º — Filho do negociante da praça do R.io de Janeiro, Francisco José do Amaral, nasceu nesta cidade a '1 de julho de 1 24, aqui fez todos os seus estudos até receber o grau de bacharel em mathematicas na antiga escola militar, e apresentando-se ao concurso a uma cadeira de repetidor, foi nelIa provido, passando depoi a lente cathedratico.

Seguind) a caneira militar, assentou praça a 25 de março d 1842 na al'm 1. de artilhal'ia; foi promovido a alfpres alumno em março do anno seguinte, e subiu successivamente a outros postos até o de coronel do corpo de estado·maior de artilhada, posto que actualmente tem; tem exercido diversas commissões da repartição da guerra, taes como a de commandante da primeira bateria de foguetes a congréve, organizada no exercito, durante as campanhas do Uraguay e argentina, sendo ainda 10 timenle, em 1852; oflicial de gabinete do ministerio da guerra mais de uma vez, e ajudante de ordens do respectivo ministro; secretario da éscola militar; se~retario da commissão de exame da legislação do exercito, ptc. E' do conselho de sua magestade o Imperador; oflici ti da ordem da Rosa, cavalIeiro das de Christo e de S. Bento de Aviz, condecorado com a medalha da primeira divi ão que assistiu á batalha de 3 Ele fevereiro de 1852 em Monte-Caseros, e escre"eu :