Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/257

Wikisource, a biblioteca livre
232
AN

ria de estado dos negocios da fazenda; fez parte da commissão directora da exposição nacional de 1866, servindo de secretario; é socio da sociedade auxiliadora da industria nacional, cavalleiro da ordem da Roza, e escreveu:

These, apresentada á faculdade de medicina do Rio de Janeiro para o doutorado em medicina. Rio de Janeiro, 1855 — Contém este trabalho uma dissertação sobre a operação do trepano, precedida de proposições sobre os tres seguintes pontos: 1.º O que será mais conveniente, que o escrivão ou que o proprio medico escreva seu relatorio sobre corpo de delicto e qualquer outro assumpto medico legal? 2.º Polypos nas fossas nasaes. 3.º Elephantiasis dos arabes, suas causas e tratamento.

Relatorio da segunda exposição nacional de 1866. Rio de Janeiro, 1868, 2 vols. — O 1º volume contém o relatorio do 1º secretario doutor Rego, lido em presença de suas magestades e altezas imperiaes no acto de se distribuirem os premios aos expositores no dia 10 de outubro de 1867, e differentes annexos; o 2º volume contém os relatorios dos doutores Agostinho Victor de Borja Castro, Giacomo Raja Gabaglia, Antonio Felix Martins, etc.


Antonio José Vaz — Natural de S. Paulo, e filho de Francisco Manoel Vaz, portuguez ahi casado e domiciliario, nasceu depois do meiado do seculo XVIII e falleceu a 12 de julho de 1823.

Era coronel de milicias e proprietario abastado em sua provincia, onde por àiversas vezes exerceu cargos e cqmmissões do governo. Em uma dessas commissões fóra elle pelo interior da provincia tratar com as camaras municipaes acerca da questão do privilegio da venda do sal, sahindo-se com geral aprazimento quer do governo, quer das populações interessadas. Era poeta e escreveu :

A' Deus omnipotente, optimo, maximo em acção de graças pelos faustissimos annos de sua alteza real, o principe regente, nosso senhor, etc.: cantico. Rio de Janeiro, 1810, 12 pags. in-8°-Este cantico se acha reimpresso no Florilegio da poesia brazileira, appendice ao 30 vol., pags. 66 a 74.

A sua alteza real, o principe regente, nosso senhor, em o faustissimo dia 7 de março de 1810, anniversario de sua plausivel e feliz entrada neste porto do Rio de Janeiro. As offerendas pastoris. Idilio por Antonio José Vaz. Rio de Janeiro, 1810, 14 pags. in-4º - Contém mais uma ode e um soneto ao mesmo assumpto.

Epicedio, á sentida morte do senhor infante dom Pedro Carlos de Bourbon e Bragança. Rio de Janeiro, 1812, 11 pags. in-16.

Por occasião da muito sentida morte de sua magestade fidelissima, a senhora dona Maria I as lagrimas da cidade de S. Paulo, personalisada em Paulicéa, o1ferecidas a el-rei nosso senhor. Rio de Janeiro, 1816, 17 pags. ín-4° - Contém um epicedio e nove sonetos.