Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/281

Wikisource, a biblioteca livre
256
AN

- Directof'io syn!hetico e analytico ou instrucções praticas acerca dos compendios de instrucção primaria, offerecido aos senhores professores que o quizerem adoptar. Rio de Janeiro, 1852 - E' seguido de um catalogo de todos os compendios de qne o autor trata, - Bibtiotheca juvenil ou fragmentos moraes, historicos, politicas, litterarios e dogmaticos, extrahidos de diversos autores e offerecidos á mocidade brazileira. Quarta edição, Rio de Janeiro, 1859, 300 pags. in-8.o - Pa?'naso jttveniZ ou poesia5 moraes, colleccionadas, adaptadas o offerecidas à mocidáde, Quinta edição, Rio de Janeiro, 1860, 311 p:tgs. in·8o - E' um extracto do que o autor achou mais conveniente no Parnaso lusitano. ' - Compendio de doutrina cM'istã, coordenado para uso de seus discipulos. Rio de Janeiro, 1862, - Rudimentos arithmeticos ou taboadas de. sommar, diminuir, multiplicar e dividir, com as principaes regras dos quebrados e decimaes. Decima setima edição,' Rio de Janeiro, 1862 - Ra desta obra muitas edições, sendo uma com o titulo : ' - Rud,imentos arithmeticos ou taboadas, etc. nova eJição (de Nicolau Alves) correcta e augmentada com exemplos numel'icos das qu~lro operações, dos inteiros, fracções ordinarias. etc., seguida de uma exposição de metrologia com faci! e:s:plicação do systema metric'o decimal, problemas de arithmetica. de metrologia, e de regras praticas pal'a a convel:são dos pesos e medidas usuaes, etc., por um professor da instrucção publica, Rio de Janeiro ( sem àata ) - E' de 1881, - Bt'eve dú'ecção para a educação dos meninos -Não vi este folheto, mas sei que foi publicaao antes de 1852. assim como o - Jogo do a b c p~ra se ensinar, brincando, aos 'meninos o conhecimento das lettras. A maior parte destas obras tiveram edição anteriol' às que ahi se acham designadas, e algumas ainda edição posterior,

Antonio Maria Ohaves de Mello - Formado em direito !Jela academia univel'sitaria de Paris, falleceu no convento de Santo Antonio do Rio de Janeiro om 1878 ou 1879, Nada mais pude saber a seu respeito, senão que escreveu: . - Instituições de direito f'omano pl'ivado, compostas em latim por L. A, Warnkoening, e traduzidas para o idioma vernaculo. Rio de Janeiro - Na introducção de te livro, que tem mais de 450 paginas, é que se lê a da~a de 3 de janeiro de 1863, - Chrestomatia classica da lingua portugueza. Rio de Janeiro, 1868, 2 vols.

D. Antonio Maria Correia de Sá e Benevides; bispo de Marianna - Nasceu na cidad de Campos, do Rio de Janeiro, a 23 de fevereiro de 1836, e foram seus paes José Maria Correia de Sá e dona Leonor Maria Saldanha Correia de Sá; amboB de nobre geração.