Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/294

Wikisource, a biblioteca livre
AN
269

de um official superior do exercito; e como seu sogro fosse mandado servir em Pernambuco, acompanhou-o Moraes á esta provincia, da qual foi nomeado para servir na Bahia o cargo de juiz de fóra, não sendo tambem exacto que elle tivesse assento na relação desta provincia, como dizem Innocencio da Silva e o illustrado autor das Ephemerides brazileiras.

Na Bahia teve uma desharmonia, é certo, com o chanceller da relação, facto que o desgostou muito, e então, soffrendo dos olhos, abandonou a magistratura, voltou a Pernambuco, onde filmou sua residencia no engenho Moribeca, de sua propriedade, exercendo o cargo de capitão-mór, e sendo condecorado com a venera de cavalleiro da ordem de Christo.

Geralmente estimado, tanto por sua illustração, como pelo bello caracter de que ,era dotado, foi pelo povo pernambucano acclamado membro, do governo provisorio na revolução de 1817, honra, de que pediu que o dispensassem, por não querer tomar parte nos movimenlos politicos. Moraes e Silva escreveu: — Diccionario da lingua portugueza. Lisboa, 1789, 2 vols. - Desta obra se tem publicado divers1s e;lições, todas com accrescimos e atá com alterações ou com exclusões sem motivos que as justifiquem, a saber:

— Segunda ediçcío, correcta e augmentada, Lisboa, 1813,2 vols.

— Terceira edição, ampliada por PedJ'o José de Figueiredo - que a dirigira e lhe augmentara, segundo se disse, cinco a seis mil artigos. Lisboa, 1823, 2 vols.

— Quarta edição, correcta e accrescentada por Theotonio José de Oliveira Velho - servindo·se de apontamentos do autor, já então fallecido. Lisboa, 1 31 t 2 vols.

— Quinta ediçúo, notavelmente alterada, e com grande numero de artigos fornecid03 pelo padre Antonio de Castro - mas qu som-eu mutilações e exclusões de muitos artigos do autor para serem: substituidos por outros, que o Dr. Damazo Monteiro, encarregado della, copiou textualmente do diccionario de Constancio. Lisboa, 1844, 2 vols. Além de muitos erros, não apontados na tabelJa de enatas desta edição, sobe a 480 o numero dos apontados.

— Sexta edição, muito melhorada, COlO muitas emendas e additamentos, ministrados pelo desembargador Agostinho de Mendonça Falcão. Lisboa, 1858, 2 vols.

— Setima edição, melhorada e muito accrescentada, com grande numero de termos novos, usados no Brazil e no portuguez da India. Lisboa, f8n -1878, 2 vais.

— Historia de Portugal, composta em inglez por uma sociedade de litterMos, trasladada em vulgar com as addições da versão franceza e notas do traductor portuguez Antonio de Moraes e Silva, natural do Rio de Janeiro, Lisboa, 1788, 3 vaIs. com um mappa de Portugal- Esta obra foi dada ao prelo mais vezes, isto é :

— Segunda edição com additamentos. Lisboa, 1802,4 vaIs.