Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/298

Wikisource, a biblioteca livre

Poesias compostas em varias linguas — Destas se acham no livro « Jubilos da America na gloriosa exaltação e promoção do illustrissimo e excellentissimo senhor Gomes Freire de Andrade, etc., Lisboa, 1754 » as seguintes :

Um romance em verso hendecasyllabo — Pags, 207 a 209.

Tres sonetos em portuguez - Pags. 210 a 212.

Um epigramma latino - Pago 213.

Um romance em louvor do secretario, doutor Manoel Távares de Siqueira e Sá - Pags. 339 e seguintes.

Foi o padre Siqueira quem deu o titulo ao citado livro e corrigiu varias poesias, ahi colleccionadas.


Antonio Pacifico Pereira — Nasceu na cidade de S. Salvador, capital da provincia da Bahia, sendo seus paes Victorino José Pereira e dona Carolina Maria Franco Pereira.

Doutorado em medicina pela faculdade de sua provincia em 1867, foi nomeado oppositor da secção cirurgica em 1871, e em junho de 1882 lente cathedratico de anatomia geral e pathologica, sendo um dos mais estudiosos membros da congregação medica, como mostrou offrerecando á faculdade quatrocentas preparações de histólogia normal e pathologica, trabalho exclusivamente seu, e tendo já feito á Europa duas excursões, só occupadas no estudo das sciencias medicas.

Escreveu:

Diagnostico differencial e teatamento das paralysias: dissertação inaugural, seguida de proposições sobre os pontos seguintes: Funcções da medulla. Tratamento das feridas por armas de fogo. Por uma rigorosa applicação das leis physicas se poderá explicar os phenomenos, que se manifestam nos individuos atacados de cholera ? Bahia, 1867.

Eclampsia durante o parto e seu tratamento: these de concurso a um logar ae oppositor da secção cirurgica. Bahia, 1871.

Questão Braga: resposta ás cartas do doutor Agostinho José de Souza Lima e do doutor Luiz da Cunha Feijó Filho — Sahiu na Gazeta medica da Bahia, n,. 1, de janeiro de 1879. Assignam tambem seus collegas os doutores José Francisco da Silva Lima, Francisco José Teixeira, Domingos Carlos da Silva e Barão de Itapoan. Para se conhecer esta questão veja-se Agostinho José d Souza Lima.

Discurso, que por occasião de prestar juramento e tomar posse da cadeira de anatomia geral e pathologica da faculdade da Bahia, a 15 de julho, proferiu, etc. Bahia, 1882, 15 pags. in-8.º

O doutor Pacifico é redactor da

Gazeta medica da Bahia, publicada por uma associação de facultativos. Bahia, 1867 a 1883 — Esta publicação continúa regularmente com plena aceitação de toda classe medica. Apenas no primeiro anno de sua existencia foi redigida pelo doutor Virgílio Climaco Damazio ; mas sendo collaborador o doutor Pacifico. Do grande e variado numero de tra-