Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/311

Wikisource, a biblioteca livre
286
AN

Relatorio da commíssão de estudos do abastecimento d'agua desta capital. Rio de Janeiro, 1871 — Foi antes impresso entre os annexos do ministerio da agricultura.

Caminho de ferro de D. Izabel, da provincia do Paraná á de Mato Grosso, pelos valles dos rios Ivahy, Ivinheima, Brilhante e Mondego : memoria annexa á petição inicial da empreza e estudo comparativo das vias de communicação para Mato Grosso. Rio de Janeiro, 1872, in-8.º

Condições geraes e especificações para a execução das obras do caminho de ferro de Campinas ao Rio Claro. Rio de Janeiro, 1873.

— Companhia florestal paranaense pelo ex-gerente Antonio Pereira Rebouças filho. (Maio i873.) Rio de Janeiro, 1873, in-8.º

Projecto da ponte de ferro de Piracicaba da linha ferrea de Campinas á Limeira e à S. João do Rio Claro. 1874 — Este trabalho o autor enviara para Londres, como já ficou dito, e não chegou a ser publicado por causa de seu subsequente fallecimento.

Ha algumas plantas suas, como :

Novo projecto de fortificação para o local do antigo forte de S. João em Santa Catharina. 1864 — Está no archivo militar.


Antonio Pereira dos Santos — Nasceu na cidade de Santos, provincia de S. Paulo, a 21 de dezembro de 1834; é formado em sciencias sociaes e juridicas pela academia desta provincia ; exerce a profissão de advogado na cidade de seu nascimento, e escreveu :

Os grandes da época ou a febre eleitoral: comedia original em tres actos. Santos; 1860 — Consta-me que foi ahi levada á scena com muito applauso. Publicou, além disto, varias escriptos em alguns periodicos litterarios de S. Paulo, como:

A divisibilidade dos corpos, 1855. O homem sensato e o elegante: fragmento de um romance, 1856. Scenas destacadas da vida escolastica: estudo de costumes, 1857 — No periodico Ensaios Litterarios.

O clima de S. Paulo, 1857 — No Correio Paulistano, de onde foi reproduzido no Correio da Tarde do Rio de Janeiro.

A embriaguez por direito penal, 1860. Parallelo critico entre Alexandre Dumas e Eugenio Sue, 1860. Duas palavras sobre «Le Brésil de C. Reybaud», 1860 — No Guaycuru, revista da academia de S. Paulo.

O nordeste em Santos. O theatro no Brazil. Criticas theatraes. A natureza e o homem. O riso e as lagrimas — No Commercio, de Santos.

O Itororó: revista politica, litteraria, scientifica e artística. Santos, 1859 e 1860 — Sahiram desta revita, de que fóra redactor o doutor Pereira dos Santos, 17 numeras, de 1º de fevereiro daquelle anno a 1º de maio deste.