Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/315

Wikisource, a biblioteca livre
290
AN

These de doutorado pela faculdade de medicina do Rio de Janeiro, etc. Rio de Janeiro, 1870 — Contem uma dissertação sobre resecções em geral, e proposições sobre: Substituição histologica. Diagnostico differencial entre a meningo—encephalite e a hemorrhagia cerebral. Responsabilidade medica. O doutor Pinheiro Guedes é tim dos escriptores da

Revista da sociedade académica Deus, Christo e Caridade, fundada no imperio do Brazil em 3 de abril de 1879. Rio de Janeiro, 1881 a 1883, in-4º — A publicação continua em folhetos mensaes e se occupa de propagar o spiritismo.


Antonio Pinto da Costa de Souza Brandão — Creio que era natural do Rio de Janeiro. Exerceu por muitos annos o magisterio como professor publico da instrucção primaria da freguezia de Inhaúma, municipio da côrte, figurando seu nome ainda no almanak de 1867, e escreveu:

Noções preliminares de geographia em fórma de dialogo, com especial applicação ao imperio do Brazil. Rio de Janeiro, 1852, 74 pags. in-8° — Houve, antes desta, outra edição.


Antonio Pinto de Figueiredo Mendes Antas — Natural da cidade do Rio de Janeiro, nasceu a 14 de março de 1821 e falleceu a 28 de maio de 1873 com 52 annos de idade.

Fez todo curso da antiga academia militar, recebendo ali o grau de bacherel em mathematicas ; entrou para o corpo de engenheiros no posto de 2º tenente a 2 de dezembro de 1839, mandando-se-lhe contar antiguidade de 22 de fevereiro de 1836; subiu a diversos postos até o de coronel em 1871 e exerceu diversas commissões, quer do governo geral, quer do da provincia do Rio de Janeiro. Era fiscal da officina lythographica do archivo militar na época do seu fallecimento, cavalleiro da ordem de S. Bento de Aviz e da de Christo, e escreveu:

Reconhecimento do rio Queceribú entre o rio Macacú e o atterrado do Tipotá. 1855 — Vem, lythographado, no relatorio do Rio de Janeiro pelo doutor J. R. de S, Rego, 1856.

Planta minuta. Estrada de Nictheroy á Itaborahy, passando por Maricá e serra do Lagarto. 1858 — Lythographada no archivo militar.

A provincia do Paraná. Carta organizada no archivo militar á vista dos trabalhos existentes no mesmo archivo e dos escriptos e memorias que intéressam esta provincia, 1867 — O archivo militar possue o originál. O coronel Antas tinha entre mãos, quando falleceu, um

Tratado de arithmetica, geometria e algebra — quasi concluido; que projectava dar á luz, e existe em poder de um filho seu.


Antonio Pinto de Mendonça — E' natural da provincia do Ceará, bacharel em sciencias sociaes e juridicas pela faculdade de