Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/336

Wikisource, a biblioteca livre
AN
311


Foi religioso da ordem franciscana, tendo professado a 19 de outubro de 1725 no convento de Iguarassú, de Pernambuco; exerceu em sua ordem diversos cargos ; foi lente de theologia, pregador e missionario de grande erudição e virtudes, e escreveu algumas obras, de que apenas publicou: — Carta apologetica sobre uma critica feita por certo P. M. de outra ordem a algumas proposições do sermão de S. Pedro Martyr, prégado por um seu companheiro. Lisboa, 1754 — Esta carta vem impressa n'um volume com o sermão, cujo autor é frei André de S. Luiz, portuguez, professo no convento da Bahia. Si não fosse esse impulso de amizade, ou colleguismo que influiu no animo de frei Antonio Traripe, nem esse mesmo escripto de sua lavra possuiria a bibliotheca brazileira.


Frei Antonio de Santa Rita — Nascido na província da Bahia em 1701 e entrou na ordem seraphica de S. Francisco, professando no convento de Sergipe do Conde a 4 de outubro de 1719 com dezoito annos de idade. Passando para o convento de Pernambuco, ahi leccionou theologia, e exerceu os cargos de guardião e definidor. Foi pregador, o seus sermões eram muito applaudidos, mas delles publicou-se apenas o seguinte:

Sermão do Serafico Padre S. Francisco, celebrando pontificalmente o primaz da India dom Lourenço de Santa Maria. Lisboa, 17º — Este mesmo sermão foi publicado, porque o dito primaz pediu delle uma cópia, e mandou imprimir à expensas suas.


Frei Antonio de Santa Ursula Rodovalho — Chamado no seculo Antonio de Mello Freitas, filho ue Thimotheo Corrêa de Tolêdo e de dona Ursula Izabel de Mello, nasceu em Taubaté, provinciade S. Paulo, a 1 de novembro de 1762 e falleceu a 2 de dezembro de 1817.

Foi religioso franciscano da provincia da Conceição do Rio de Janeiro, professo no convento de S. Paulo; ahi exerceu o cargo de guardião e o de provincial no da côrte; foi em 1781 nomeado lente de prima e leccionou depois philosophia tanto na sua ordem como no seminario de S. Jose; sendo eleito bispo de Angola a 25 de abril de 1810, renunciou o alto encargo em 1811 sem assumir a elle; era pregador e censor régio, versado em diversas linguas, assim como nas sciencias ecclesiasticas, e escreveu muitos sermões, dos quaes só me consta que désse á estampa:

Oração funebre á memoria do... Marquez de Lavradio, recitada na cathedral do Rio de Janeiro nas exequias que lhe consagraram os cidadãos da mesma cidade. Lisboa, 1791, 24 pags. in-4.º

Oração em acção de graças que pelo feliz e augusto natalicio da serenissima senhora dona Maria Thereza, princeza da Beira, recitou na cathedral do Rio de Janeiro a 19 de novembro de 1793 frei Antonio de Santa Ursula Rodovalho, a qual offerece á mesma senhora no anno de 1809.