Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/346

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


O Trabalho publicação periodica por Antonio de Souza Pinto e Generino dos Santos. Recife. 1873, in-fol.

O Diabo a quatro: revista infernal. Recife. 1875 a 1879, in-4º, illustrado — Houve outros como Annibal Falcão, de quem jà tratei, na redacção desta folha ; foi porém elle, o principal e tambem proprietario.

O Democrata: orgão do club deste nome, Pernambuco, 1880 a 1882, in-fol.


Antonio Tavares da Costa — Natural da provincia do Maranhão, commandou um vapor da companhia de navegação do Piauhy, e se acha actualmente na côrte, segundo me consta.

Escreveu:

— Relatorio da viagem de exploração emprehendida no alto rio Parnahyba, feito e apl'esentado ao gerente da companhia de navegação a vapor do Piauhy, pelo commandante do vapor Conselheiro Junqueira, etc. Theresina, 1874, 29 pags, in-4.º


Antonio Teixeira da Rocha, Barão de Maceió — Filho de Manoel Casimiro da Rocha e de dona Joanna Maria da Conceição Rocha, nasceu na cidade de Alagôas, antiga capital da provincia do mesmo nome.

Fez todo curso da faculdade de medicina da Bahia, onde recebeu o grau de doutor em 1846, e depois de exercer por muitos annos a clinica em sua provincia, se passou para o Rio de Janeiro, em cuja faculdade obteve por concurso o logar de oppositor da secção de sciencias cirurgicas em 1858, e em 1859 o de lente substituto da mesma secção, passando depois a lente cathedratico de anatomia geral e descriptiva. Representou na camara temporaria a provincia das Alagôas; é medico da imperial camara; cirurgião da santa casa da misericordia ; do conselho de sua magestade o Imperador ; cavalleiro da ordem da Roza e commendador da de Christo de Portugal. Ainda estudante de medicina foi socio etrectivo da sociedade de medicina, da sociedade instructiva, da sociedade bibliotheca classica portugueza, todas da Bahia, e escreveu alguus artigos em periodicos de lettras, como:

Escravatura — No Musaico da Bahia, 1845, ns. 3, 5 e 9.

Os vicios — No Crepusculo, tomo 3°. pag. 21. Este escripto não foi concluido por ter cessado a publicação deste periodico. Escreveu depois:

Principios de philosophia medica: these para obter o grau de doutor em medicina (seguida de proposições sobre os diversos ramos do ensino medico), Bahia, 1846.

Infecção purulenta: these apresentada á faculdade de medicina do Rio de Janeiro como primeira prova de concurso a um logar de oppositor da secção de sciencias cirurgicas, etc, Rio de Janeiro, 1858.

Hernias inguinaes: these apresentada á faculdade de medicina do