Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/352

Wikisource, a biblioteca livre

legislatura de 1863 e depois apresentado por duas vezes á corôa para senador do imperio.

O doutor Feitoza era official da ordem da Roza; foi fundador e por muitos annos orador do instituto archeologico e geographico pernambucano, em cuja revista se publicaram diversos discursos seus, e politico de convicções firmes, foi um dos vultos mais notaveis da revolgção de 1849 e escreveu muito em prol de suas idei.as sem que entretanto se descuidasse nunca de cultivar as lettras e as sciencias, como attestam seus escriptos publicados no Diario do Povo, Argos Pernambucano, Constitucional Pernambucano, Cidadão, Progressista, Themis Pernambucana, Oriente, de que elle redigiu a parte politica, Direito, jornal de jurisprudencia da sua redacção, e Imprensa,jornal politico e social que elle tambem redigiu em sua ultima phase. De seus escriptos citarei:

Commentario sobre o titulo 16°, parte 1ª, do codigo commercial brazileiro, A jurisprudencia patria. O movimento dos tribunaes do paiz e estrangeiros. Discussões sobre a legislação patria e a estrangeira, etc.

— No Direito.

Nepotismo e afilhadagem no fôro. Necessidade de reforma dos tribunaes do commercio, principalmente pelo defeituoso de seu elemento leigo. O espirito mercantil, que assenhoreou-se do fóro. O jogo immoral, resultante de certas relações de amizade e parentesco entre advogados e juizes. Considerações sobre a organização social — e outros trabalhos que encheriam um bom volume. Na Themis Pernambucana, jornal de jurisprudencia cujo primeiro numero foi publicado a 26 ele agosto de 1865.

A altivez do homem do povo. A degradação do homem do povo. Um tratado de philosophia ao alcance de todos. Algumas questões politicas e economicas. Esboço biographicos de artistas celebres — e uma grande collecção de trabalhos sobre diversos ramos de litteratura, como romances e poesias, traduzidos de varias autores, cançõe allemãs, etc. No Cidadão, jornal philosophico e litterario, que começou a ser publicado a 2 de outubro de 1853.

Reforma eleitoral. Eleição directa — Vem no volume com este titulo, publicado pelo bacharel A. H. de Souza Bandeira, Recife, 1852. (Veja-se Antonio Herculano de Souza Bandeira, 1.º)

Publicou em avulso alguns discursos e trabalhos juridicos e deixou ineditos :

Tratado sobre as letras de cambio.

Sermão sobre o mysterio da Santissima Trindade por Bossuet: traducção.

Fragrnento sobre o Apocalipse.

Traducção das Recitationes de Heineccio - até o art. 23 do livro 1.º

Traducção de Monsambre.


Antonio Victor de Sá Barreto — Nasceu na provincia de Pernambuco, sendo seu pai o coronel Antonio Pedro da Sá