Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/355

Wikisource, a biblioteca livre

Bello sexo: periodico litterario. Recife, 1850 —O doutor Witruvio foi editor e principal redactor desta revista com a collaboração de Aprigio Guimarães, e mais outros collegas. Sahia mensalmente em livrações de 16 paginas, e delle muitos artigos foram transcriptos no jornalismo de Pernambuco e de outras provincias.

Cosmopolita: folha periodica. Pernambuco, 1844 — Foi o unico instituidor e redactor desta folha, onde a proposito do accidente do Arrogante tratou longamente da immigração portugueza no paiz sob seus differente aspectos, profligando o abandono das autoridades nesse ramo do serviço, em que a especulação feria os brios da nacionalidade portugueza.

Paginas sacro-bibliographicas — No Diario de Pernambuco, 1857 a 1858. São biographias de santos da igreja catholica, traduzidas de diversos escriptores francezes. O erudito A. P. de Figueiredo, que se ostentava livre em assumptos de religião, disse que taes escriptos se podiam ler pelo fundo e pela traducção. Neste mesmo Diario, ha ainda diversos trabalhos do doutor Witruvio, como os dous seguintes:

Exposição dos festejos que se fizeram em Pernambuco por occasião da visita que sua magestade o Imperador fez á esta provincia. 1859.

Ramalhete: serie de artigos — de um lyrismo suave e cadencioso, apreciaveis pela dicção, imagens e pensamento. 1867.

A proposito de uma annotação do general Abreu Lima á biographia do Visconde de Azurara pelo commendador A. J. de Mello, Pernambuco, 1872 — Foi antes lido este trabalho no instituto archeologico pernambucano, e publicado no referido diario.

Compendio de escripturação mercantil— Inedito.

Compendio de arithmetica commercial — Idem. Estes dous compendios, compostos sobre a obras didacticas de Bertrand e Kttinger, foram trabalhos, a que levou-o a falta de outros accommodados ás materias complexas, de que foi lente, e não foram impresos por ter sido extincto o curso commercial, quando o iam ser.

Theoria e applicação do imposto sobre capital — E' uma traducção da obra economica de Menier, que o doutor Witruvio tem actualmente entre mãos.


Apolinario Porto A1egre — Natural de Porto Alegre, capital da provincia de S. Pedro do Sul, nasceu a 29 de agosto de 1844.

Habilitado nas materias da instrucção primaria, e em algumas da instrucção secundaria, dedicou-se ao magisterio e dirige actualmente um internato, o instituto brazileiro, na cidade de seu nascimento; dá-se ao cultivo da litteratura amena, e ultimamente ao da linguistica ; foi um dos fundadores da primeira associação de lettras que possue sua provincia, o pantheon litterario, e usando habilmente do pseudonymo Iriêma, tem escripto :

Bromelias: poesias. Porto Alegre, 1874.