Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/369

Wikisource, a biblioteca livre
344
AT

Mudando-se para o Rio de Janeiro, depois de sua fallencia, aqui fundou e dirigiu um collegio para educação do sexo masculino, a que deu o titulo de collegio normal, com o qual, depois de muitos sacrifcios e dissabores, principiava a melhorar sua sorte, quando falleceu, victima de uma congestão cerebral. Fôra por mais de uma vez deputado á assmbléa provincial da Bahia, era cavalleiro da ordem da Roza, e socio fundador da extincta sociedade instructiva, do instituto literario e de outras, e escreveu:

Considerações hygienicas sobre o uso do tabaco: these inaugural. Bahia, 1846 — E' seguida de proposições sobre os diversos ramos do ensino medico.

Curso de arithmetica pau uso das escolas primarias. Rio de Janeiro, 1868 — E' um livrinho muito adaptado ás jovens intelligencias pela clareza e methodo simples com que o autor resolve as questões, principalmente no que é concernente ás regras de proporção.

Manual da conjugação dos verbos irregulares francezes, contendo a pronuncia e outros esclarecimentos necessarios á boa intelligencia desta materia. Rio de Janeiro, 1869.

O doutor Ascanio escreveu, sendo ainda estudante, varios artigos em diversas revistas como o Musaico e o Archivo medico brazileiro, onde se acham as

Estatisticas dos doentes que o hospital da santa casa de misericordia da Bahia tem tido a seu cargo de 1 de julho de 1834 ao ultimo de junho de 1845, e da mortalidade no mesmo hospital de 1 de julho de 1844 ao ultimo de junho de 1845 — Vem no vol. 3°, 1847.

Foi tambem collaborador e por fim redactor do

Crepusculo: periodico instructivo e moral do instituto litterario da Bahia. Bahia, 1845 a 1847, 3 vols. in-fol. — Este periodico se publicou, a principio em livrações quinzenae de 16 pags. em duas columnas, de 2 de agosto de 1845 a 25 de julho de 1846; depois mensalmente de setembro deste anno a fevereiro de 1847, sendo este o periodo em que o redigiu o doutor Ascanio. De seus escriptos ahi publicados, mencionarei o que tem por titulo:

Caminhos — que vem nos ns. 8, 9, 10 e 11. São estudos sobre a necessidade, vantagens, construcção, etc. de estradas e vias de communicação por terra.

O instituto historico finalmente possue deste autor uma

Breve noticia do estado actual da instrucção publica na provincia da Bahia, inedita — que foi apresentada na exposição de historia do Brazil de 1881.


Ataliba Lopes de Gomensoro — E' natural da provincia de Pernambuco, e filho de José Secundino de Gomensoro e de dona Victoria Lopes de Gomensoro.

Doutor em medicina pela faculdade do Rio de Janeiro, exerceu, ainda estudante, o logar de externo da clinica cirurgica da mesma faculdade,