Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/371

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
346
AU


gano, em 1834, e falleceu na mesma cidade, affectado de uma febre perniciosa, a 31 de janeiro de 1872.

Doutorado em medicina pela faculdade do Rio de Janeiro, serviu durante a campanha contra o Paraguay, como primeiro cirurgião do hospital militar da côrte, pelo que lhe foram conferidas as honras de cirurgião-mór de brigada, e como vogal da junta militar de saude. Era official da ordem da Roza, cavalleiro da de Christo, socio da sociedade amante da instrucção e da auxiliadora da industria nacional, e escreveu:

Infecçao purulenta. Elephantiases dos escrotos. Da respiração dos vegetaes, e de sua influencia na atmosphera. Qual o melhor tratamento da febre amarella: these inaugural. Rio de Janeiro, 1858 — Os tres ultimos pontos são tratados em proposições.

Summario dos factos mais importantes de clinica cirurgica, observados no hospital militar da guarnição da côrte durante os annos de 18B5 a 1870, mandado publicar pelo governo imperial. Rio de Janeiro, 1872 — E' um volume de 236 paginas in-4° grande, com diversas figuras, precedido de um parecer, escripto pelo cirurgião-mór do exercito.

Formulario pharmaceutico para uso dos hospitaes e enfermarias militares do Brazil. Rio de Janeiro, 1867. (Vide José Ribeiro de Souza Fontes, Luiz Bandeira de Gouvêa e Antonio Corrêa de Souza Costa.)


Augusto Candido Xavier Cony — E' professor da instrucção primaria da primeira cadeira da freguezia de Sant'Anna, cavalleiro da ordem da Roza, e escreveu:

Arithmetica adaptada ás escolas primarias do primeiro grau. Rio de Janeiro, 1880.

Memoria sobre asylos infantis, ou estudos destas instituições, Rio de Janeiro, 1882, 40 pags. in-8.°

Nova grammatica Portugueza de Bento José de Oliveira, modificada e reduzida a compendio elementar: obra adoptada nas escolas publicas pelo governo imperial. Rio de Janeiro (sem data).

Instrucçao nacional: revista de pedagogia, sciencias e lettras, collaborada por profesores e litteratos e dirigida por Antonio Estevão da Costa e Cunha e Augusto Candido Xavier Cany. Rio de Janeiro, 1874, in-4.°


Augusto Carlos Grei Tavares — E' natural do Rio de Janeiro e sobrinho do almirante Diogo Ignacio Tavares. Muito joven ainda, exerce um logar na secretaria da escola polytechnica, cultiva a litteratura amena, e escreveu:

Antes do baile: comedia em um acto, de costumes brazileiros. Não sei si foi impressa; foi porém levada á sacena no theatro Principe imperial em 1881.