Página:Diccionario Bibliographico Brazileiro v1.pdf/384

Wikisource, a biblioteca livre
AU
359

do catechismo historico de Fleury, e das primeiras noções de calculo. Pariz, 1875.

Noções de prosodia e orthographia para uso da infancia que frequenta as aulas do primeiro grau do instituto santista, intercaladas de um resumo da etymologia e syntaxe, extrahido da Grammatica portugueza de Francisco Sotero dos Reis pelo doutor Pedro Nunes Leal. S. Luiz do Maranhão, 1871.

Compendio da grammatica portugueza. S. Luiz do Maranhão, 1875 — E' uma segunda edição, com augmentos, da obra acima, que o doutor Freire da Silva deu á estampa para compendio de sua aula no curso annexo á faculdade de S. Paulo. Por se haver esgotado esta edição foi em 1879 dada á luz terceira edição muito mais completa, e quarta no Rio de Janeiro, 1883, 238 pags. in-4.° Pelo desenvolvimento que lhe deu, tornando-se este compendio só proprio para as aulas de portugaez do curso secundario, publicou o doutor Freire os

Rudimentos da grammatica portugueza para uso dos alumnos de primeiras lettras. S. Paulo, 1879.


Augusto Gonçalves Martins — Nasceu na cidade de Santo Amaro, provincia da Bahia, sendo seus paes o tenente-coronel Raymundo Gonçalves Martins e dona Anna Joaquina de Freitas Martins.

Doutorado em medicina pela faculdade de sua provincia em 1857, foi, depois do respectivo concurso, nomeado oppositor da secção cirurgica da mesma faculdade em 1860, e alguns annos depois lente da cadeira de anatomia descriptiva, em que foi jubilado; é cavalleiro da ordem da Roza, e escreveu:

Apreciação dos meios hemostaticos cirurgicos: dissertação para o doutorado em medicina. Bahia, 1857 — E' seguida de proposições sobre estes pontos: Póde-se saber si o individuo foi envenenado pela morphina? Apreciação da extracção e do abaixamento da catarata. O cancro será sempre o resultado de uma diathese, ou será algumas vezes uma affecção sómente local?

Cancro: these apresentada á faculdade de medicina da Bahia, etc. para o concurso a um logar de oppositor da secção cirurgica. Bahia, 1860.

Glandulas em geral: these para o concurso á cadeira de anatomia descriptiva. Bahia, 1862 — Foi concurrente com o doutor Gonçalves Martins, o doutor Adriano Alves de Lima Gordilhe, depois Barão de Itapoã, de quem já me occupei, que regia interinamente a cadeira, e foi nella provido.


Augusto Guanabara Ferreira da Silva — Nasceu em Nictheroy a 26 de fevereiro de 1849 e falleceu a 9 de janeiro de 1882.

Assentando praça no exercito em janeiro de 1867, militou na campanha do Paraguay, sendo promovido a official em 1871; fez todo o curso de arti-